Psicólogos falam na Assembleia Legislativa do Espírito Santo sobre objetivos de cooperativa

Foto: Lucas S. Costa/Ales

A Cooperativa de Trabalho dos Psicólogos do Espírito Santo (Coopsi) foi tema da reunião da Comissão Permanente do Cooperativismo realizada na manhã desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Representantes da cooperativa, que integra o Ramo Saúde, falaram sobre a atuação, serviços e projetos que ela desenvolve.

Anúncio

O presidente da Coopsi, Layon Almeida, informou que atualmente 42 profissionais da psicologia estão como cooperados, e que a cooperativa possui cerca de 25 consultórios na Grande Vitória e dois no interior do Espírito Santo. Os atendimentos são realizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Nova Venécia. A cooperativa ainda deseja expandir a área de atuação para as regiões Sul, Centro-Serrana e Noroeste do estado.

Anúncio

Por meio de um sistema de agendamento on-line, no site da Coopsi (www.coopsi.coop.br), tanto pessoas físicas quanto empresas podem solicitar atendimentos nas especialidades abarcadas pela cooperativa. Os serviços incluem psicoterapia, plantão psicológico, avaliação psicológica e neuropsicológica, orientação profissional e de carreira e palestras de psicologia e saúde mental.

O intuito da coop é gerar trabalho, renda, qualificação e benefícios econômicos para esse grupo de psicólogos. Ainda de acordo com o presidente da Coopsi, o cenário de precarização do trabalho dos psicólogos motivou a criação da cooperativa, fundada em março de 2023.

“Estamos vislumbrando um futuro melhor para os psicólogos capixabas. Por meio da cooperativa, podemos trabalhar coletivamente e fazer uma oferta de serviços com maior qualidade para atender à comunidade capixaba com mais excelência”, destacou Almeida.

O presidente da Comissão Permanente do Cooperativismo, o deputado estadual Allan Ferreira, frisou a importância da cooperativa para ampliar o acesso a serviços psicológicos para públicos que ainda carecem deles, como pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

“Sabemos como o estado ainda é carente no atendimento às pessoas com autismo, e a cooperativa dos psicólogos possui um impacto positivo para lidar com o tratamento desse público. Ao longo da minha vida pude acompanhar de perto as dificuldades pela falta de inclusão e de empatia das outras pessoas com os acometidos pelos mais diversos tipos de transtornos”, comentou o parlamentar.

Representantes do Sistema OCB/ES acompanharam a reunião. Da organização, participaram a analista contábil tributária Andréa Silvério; o assessor de Relações Institucionais, David Duarte; e o assistente de Relações Institucionais Renan Reis.

PROJETOS PARA MULHERES

A psicóloga, conselheira de Administração da Coopsi e coordenadora do Núcleo de Mulheres da cooperativa, Scheila Alvarenga, também participou da reunião. A profissional compartilhou projetos que estão sendo implementados pela coop. Um deles foi realizado junto às servidoras da Secretaria Estadual das Mulheres (Sesm), com foco no cuidado com a saúde mental.

O outro projeto mencionado por Alvarenga foi o “Maternalmente saudável”, desenvolvido pelo núcleo feminino. Seu propósito é oferecer um plano de ações sobre saúde mental para mães ou cuidadoras de filhos com algum tipo de deficiência.

“Essa maternidade demanda uma rotina de cuidados específicos, que frequentemente sobrecarrega quem desempenha essa função, geralmente mulheres. Muitas vezes, elas sofrem o abandono e rejeição de seus companheiros devido ao filho não idealizado pelos seus genitores, enfrentando diariamente desafios únicos na criação e no cuidado de seus filhos com deficiência”, explicou a psicóloga.

Para ajudar as mulheres que enfrentam desafios como esses, a cooperativa oferece a elas orientação e apoio psicológico por meio de oficinas, rodas de conversa, vivências, palestras, grupos terapêuticos e eventos.

Fonte: OCB/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

Fotos: Julio Huber Máximo e Cacilda Lorenção participam do documentário que narra a ...

Boletim Logístico da Conab aponta variações nos preços de frete e desafios para o escoamento de grãos

Foto: Freepik O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam ...

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...