Presidente da Cafesul participa de reunião internacional da Clac, na Colômbia
O presidente da Cooperativa de Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), Renato Theodoro, esteve em Bogotá, capital da Colômbia, durante a última semana de abril. A liderança foi à cidade representar o Brasil em uma reunião do conselho da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comércio Justo (Clac). Theodoro é membro da Clac desde abril de 2022.
Na oportunidade, estiveram presentes representantes de diversos países. Também do Brasil, participaram o presidente da Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (Brfair), Maurício Alves Hervaz; e o seu vice-presidente, João Gasperini.
Anúncio
As principais pautas abordadas na reunião foram relacionadas às mudanças climáticas, direitos humanos, questões de gênero, sucessão familiar e práticas sustentáveis. O encontro ainda debateu o planejamento estratégico da organização, pois a Clac realizará uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) no final do ano para eleger sua nova diretoria.
Anúncio
Theodoro destacou que a reunião foi positiva e proporcionou trocas de experiências e conhecimentos. “Foram dias muito proveitosos e de muito trabalho. Acreditamos que as ideias apresentadas irão trazer resultados muito bons. Representamos o nosso país e colocamos as nossas posições e perspectivas diante dos produtos que comercializamos. Isso é muito importante”, avaliou.
O presidente da cooperativa foi convidado para ser um dos representantes do conselho da Clac na AGO da Fairtrade Internacional, que acontecerá no mês de junho, na Alemanha. Na ocasião, a liderança irá apresentar as propostas e reinvindicações da organização.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, abordou a relevância da presença de representantes do modelo de negócio cooperativista em espaços importantes como esse. “A participação do Brasil e do cooperativismo nesse colegiado é fundamental. Nós, do Sistema OCB/ES, somos muito gratos por toda a dedicação e empenho do presidente Renato, pois ele está auxiliando cada vez mais a garantir a voz das nossas cooperativas”, celebrou.
SOBRE A CLAC E O CERTIFICADO FAIRTRADE
A Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (Clac) é coproprietária do sistema Fairtrade International e é a rede que representa quase mil organizações certificadas em Comércio Justo em 24 países da América Latina e do Caribe.
A organização também faz parte da Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO), organização com a qual trabalha em conjunto na campanha Cidades pelo Comércio Justo na região.
Essas certificações possuem padrões próprios, mas todas têm em comum o fato de buscarem melhores condições de mercado para pequenos produtores, artesãos e trabalhadores agrícolas.
O analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Vinícius Schiavo, destacou os diferenciais da Cafesul por obter o certificado Fairtrade. “A conquista do selo indica que a cooperativa atende aos critérios estabelecidos pela Fairtrade International, que incluem pagamento justo aos cafeicultores cooperados, condições de trabalho adequadas, práticas agrícolas sustentáveis e investimento na comunidade local”, ressaltou.
“Ao obter a certificação, a Cafesul não apenas demonstra o seu compromisso com a justiça social e ambiental, mas também abre portas para acessar mercados internacionais que valorizam e estão dispostos a pagar por produtos que são produzidos de forma ética e responsável”, completou Schiavo.
Fonte: Sistema OCB/ES
Anúncio
Anúncio