Revista Negócio Rural, TV Cultura e Jornal do Comércio vencem 9º Prêmio Sindilat de Jornalismo
Foram conhecidos, na noite desta quinta-feira (14), em Porto Alegre (RS), os vencedores do 9º Prêmio Sindilat de Jornalismo. Na categoria Impresso, o primeiro lugar ficou com Ana Esteves, do Jornal do Comércio; na Online, venceu Julio Huber, da Revista Negócio Rural, e na Eletrônico, o ganhador foi Bruno Faustino, da TV Cultura. Neste ano, a premiação contou com número recorde de trabalhos inscritos, contabilizando 53 produções.
Falando sobre a produção leiteira nacional e mostrando que os pecuaristas do Rio Grande do Sul estão cada vez mais preocupados em produzir o chamado “leite verde”, com práticas que reduzem a emissão de gás carbono na atmosfera, a dupla de jornalistas foi campeã em duas categorias do Prêmio Sindilat de Jornalismo, em evento que ocorreu na capital gaúcha, Porto Alegre.
Anúncio
Na categoria Online, Julio Huber foi o campeão com a reportagem “Produzir leite sem emitir carbono é a meta de pecuaristas brasileiros”, publicada no portal da revista Negócio Rural. O texto conta um pouco sobre a evolução da pecuária desde o início da atividade no Brasil, no século 16, até os dias atuais, em que os produtores estão mais atentos a práticas ambientais.
Anúncio
“A agricultura vem evoluindo muitos nos últimos anos, e esse trabalho dos pecuaristas do Rio Grande do Sul é um exemplo. A preocupação com uma produção que busca reduzir a emissão de gases nocivos à atmosfera é uma iniciativa muito importante. Escrever sobre esse assunto e ser premiado é muito gratificante e nos estimula a continuar nesse caminho”, disse Julio Huber.
Com a mesma temática, a reportagem “A busca por um “Leite Verde”, exibida na TV Cultura, retratou o trabalho de pesquisa da Embrapa e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) para amenizar os efeitos das emissões de gases de efeito estufa da pecuária gaúcha, tendo como parceiro o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat), entidade promotora da premiação.
“Estou muito feliz em poder contar mais um capítulo da história da pecuária brasileira e gaúcha. Essa é uma grande iniciativa e o reconhecimento é merecido”, ressaltou Faustino.
Confira abaixo todos os trabalhos premiados. Os primeiros lugares receberam um troféu e um celular iPhone e os segundos e terceiros, troféus:
Online:
1º lugar:
Jornalista: Julio Huber
Trabalho: Produzir leite sem emitir carbono é a meta de pecuaristas brasileiros
Veículo: Revista Negócio Rural
2º lugar:
Jornalista: Tamires Ribeiro
Trabalho: RS desponta na produção de leite com carbono neutro
Veículo: Folha de São Paulo
3º lugar:
Jornalista: Marcelo Gonzatto
Trabalho: Preço baixo e dificuldade de produção ampliam debandada do setor leiteiro
Veículo: Zero Hora/GZH
Eletrônico:
1º lugar:
Jornalista: Bruno Faustino
Trabalho: A busca por um “LEITE VERDE”
Veículo: TV Cultura
2º lugar:
Jornalista: Eliza Maliszewski
Trabalho: Dez anos após “Operação Leite Compensado” proteína gaúcha é uma das mais seguras
Veículo: Canal Rural
3º lugar:
Jornalista: Cid Martins
Trabalho: 10 anos da primeira operação contra a fraude no leite: o crime não compensa
Veículo: Rádio Gaúcha
Impresso:
1º lugar:
Jornalista: Ana Esteves
Trabalho: Setor lácteo gaúcho luta para reverter prejuízos
Veículo: Jornal do Comércio
2º lugar:
Jornalista: Susana Leite
Trabalho: Pecuária de precisão eleva rendimento no setor leiteiro
Veículo: NH
3º lugar:
Jornalista: Itamar Pelizzaro
Trabalho: Fundos agropecuários públicos em xeque
Veículo: Correio do Povo
Anúncio
Anúncio