Começou o defeso do sururu

Foto: Marcelo Jorge Vieira 

O período de defeso do Sururu de Costão Rochoso (o Perna perna) teve início nesta sexta-feira (01). Até o dia 31 de dezembro, ficam proibidos a extração, o abastecimento dos cultivos, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do mexilhão proveniente dos estoques naturais dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Anúncio

O defeso ocorre anualmente na época reprodutiva desta espécie de sururu, presente na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas. Além da orientação e fiscalização dos catadores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, vai desenvolver uma série de ações para sensibilizar a população sobre a importância de se preservar a espécie.

Anúncio

“O defeso visa à preservação da espécie. Respeitando o período de proibição, garantimos a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

DEFESO – O defeso é assegurado na faixa costeira que vai do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul. De acordo com a Lei Federal 9.605, a multa para quem for flagrado catando sururu nesse período varia de R$700,00 a R$ 100.000,00. As proibições estão expressas na Instrução Normativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nº 105, de 20 de julho de 2006.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Exportação do agro bate recorde e chega a 300 mercados globais

Foto: Envato Além das exportações tradicionais de carnes e grãos, itens como embriões, ...

Mitos e verdades sobre a irrigação: conheça a realidade do gotejamento

Foto: Envato Entenda as principais dúvidas sobre o sistema de irrigação mais eficiente ...

Desafios futuros e mudanças polêmicas preocupam produtores de tomate

Foto: Freepik A safra de tomate industrial de 2024 fechou com uma produção ...

Filhote de jacaré é resgatado em casa da área urbana de cidade capixaba

Moradores de uma casa localizada em Maringá, próximo ao bairro Civit, na Serra, ...

Produtores do Espírito Santo buscam tomate híbrido para lavouras

Foto: Divulgação Classificação é sinônimo de colheita de qualidade premium, refletindo boas práticas ...