Mulheres cafeicultoras contam suas experiências em vídeo lançado pela Embrapa
Foto: Pixabay
Mulheres cafeicultoras contam suas experiências em vídeo lançado pela Embrapa em comemoração ao Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio. Com versões legendadas em inglês e espanhol, o objetivo é apresentar a realidade da presença feminina neste segmento, cada vez mais significativa e organizada.
Anúncio
Dados extraídos do Censo Agropecuário realizado em 2017 mostram que as mulheres dirigem mais de 40 mil estabelecimentos agrícolas com produção de café no Brasil. Esse número equivale a apenas 13,2% dos 304,5 mil estabelecimentos existentes, com grande concentração na região Sudeste, que abriga 72% dessas propriedades.
Anúncio
O vídeo foi produzido no âmbito do Observatório das Mulheres Rurais do Brasil, projeto da Embrapa em parceria com a Organização para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas (FAO) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O projeto está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 5 – Igualdade de Gênero) da Agenda 2030 da ONU.
Além das dirigentes, há também outras 48.100 que estão na condição de cônjuge em codireção. Dessa forma, pode-se afirmar que há um público feminino de 88.400 mulheres dirigindo e codirigindo estabelecimentos com café em todo o Brasil.
O vídeo chama atenção também para os dados que revelam que propriedades dirigidas por mulheres empregam mais pessoas do sexo feminino (43% do pessoal ocupado) do que aquelas gerenciadas por homens (apenas 24% do pessoal ocupado).
Fonte: Consórcio Pesquisa Café
Anúncio
Anúncio