Café de Castelo leva prêmio de qualidade no Espírito Santo

Saiu para o município de Castelo o Prêmio Realcafé Reserva/UCC de qualidade do café arábica das montanhas capixabas. O café vencedor foi do produtor José Antônio Debona Romão, do Sítio Bela Vista, localizado no Alto Córrego da Prata. O produto atingiu a nota média de 90,37 pontos na prova sensorial e gabaritou a avaliação ambiental.

Em segundo lugar, ficou o café do produtor Marcos Antônio Tomazini, do Sítio Tomazini, na localidade de Batéia, também no município de Castelo. Já o terceiro lugar foi para uma mulher. A produtora Cláudia Krause Battestin, de Itarana, fechou o pódio.

Anúncio

O prêmio de 2022 mostrou novamente o excelente nível de qualidade dos cafés das montanhas capixabas. Na avaliação sensorial dos primeiros colocados todos passaram de 90 pontos. Para Marcio Ferreira, superintende do Grupo Tristão, esses dados mostram a dificuldade da disputa e a importância dos cafés capixabas no cenário nacional.

Anúncio

“O avanço de qualidade colocou o café das montanhas no topo nacional. Participo de vários concursos e as notas que atingimos esse ano refletem totalmente a qualidade do café. Podem ter certeza que hoje o café das montanhas capixabas está entre os melhores do Brasil”, informou.

Marcio falou ainda sobre a preocupação com a sustentabilidade. Para ele, as boas práticas ambientais fizeram a diferença para o ganhador de 2022. “Nos preocupamos com o meio ambiente e insistimos na sustentabilidade desde que começamos o prêmio Realcafé Reserva/UCC de qualidade. Nessa edição a nota máxima nesse quesito foi o determinante para vitória do João Romão em meio a uma prova sensorial tão apertada”, destacou.

O produtor campeão, José Antônio Debona Romão, já havia participado outras vezes do prêmio e não escondeu a felicidade de conseguir a vitória. Romão leva pra casa R$ 20 mil e ainda vai ter um café pra chamar de seu, afinal, uma edição especial com sua foto será distribuída para os assinantes do Clube Realcafé Reserva.

“Já tínhamos ficado em segundo lugar por dois anos e agora conseguimos ganhar esse prêmio tão importante. Tivemos ingredientes fundamentais nesse trabalho: família e amor. O dinheiro agora é para investir na propriedade e continuar produzindo café de qualidade”, garantiu.

Fonte: Real Café

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Casa Nostra é inaugurada na abertura da RuralturES

Foto: Julio Huber O primeiro produto de turismo de experiência do Complexo Turístico ...

Vinho da uva goethe agrada visitantes do Connection Terroirs do Brasil

Foto: Fabiano Limas Durante três dias a famosa Rua Coberta, em Gramado (RS), ...

Guia gratuito apresenta atividades e recursos pesqueiros do rio Doce

Foto: Vitor Muniz Las Casas de Andrade Com o objetivo de documentar e ...

Último mês para se inscrever no 3º Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo

Foto: Freepik As últimas semanas para os produtores de café do Espírito Santo ...

Ifes desenvolve soluções criativas em parceria com paneleiras

Projeto Enactus promove empreendedorismo aliado à sustentabilidade e fortalece a cultura capixaba Alunos ...