Institutos emitem alertas para chuvas intensas e risco de alagamentos
Foto: Julio Huber
A última semana de novembro será marcada por muita chuva em diversas regiões do Brasil. No leste de Santa Catarina e do Paraná, a tendência é de chuva persistente, céu encoberto e temporais, até a quinta-feira (1º). O litoral de São Paulo continua com chuva frequente entre esta segunda (28) e pelo menos até a sexta-feira (02). O Vale do Ribeira, a região de Cananéia e as demais áreas do extremo sul paulista seguem em alerta nestes próximos dias.
Anúncio
De acordo com a Climatempo, a chuva ganha força novamente no Rio de Janeiro, leste e nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O risco para transtornos aumenta de novo no interior capixaba, na região do Vale do Rio Doce e na Zona da Mata Mineira.
Anúncio
O interior do Nordeste segue a semana com muita chuva e nestes últimos dias de novembro, temporais entre o centro-sul do Maranhão, sul do Piauí e estado da Bahia, ainda com altos acumulados ao longo desta semana no litoral sul baiano. Mesma condição de tempo pelo Norte do país. Novembro se despede com temporais, tempo abafado e chuva forte, ainda com potencial para raios e rajadas de vento, principalmente no Amazonas, Pará e estado do Tocantis.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de perigo para novos temporais no Espírito Santo, principalmente para a Grande Vitória, o Norte capixaba e algumas cidades da Região Serrana. O alerta climático tem validade até a manhã desta segunda-feira (28).
De acordo com o comunicado do Inmet pode chover entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia no período de vigência. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Em condições adversas, o Instituto orienta as pessoas a evitarem enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, o pedido é para proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
VENTOS COSTEIROS – Além da possibilidade para chuvas acentuadas, a Marinha do Brasil alerta para a possibilidade de ventos costeiros em todo o litoral capixaba até o fim da manhã desta segunda. As rajadas podem atingir até 75 km/h.
Em caso de condições adversas, a Marinha pede aos navegantes que consultem as informações antes de entrarem no mar, além de informar comunidades de pesca e esportes aquáticos.
Cidades em alerta no Espírito Santo
- Aracruz
- Boa Esperança
- Cariacica
- Colatina
- Conceição da Barra
- Domingos Martins
- Fundão
- Governador Lindenberg
- Ibiraçu
- Jaguaré
- João Neiva
- Linhares
- Marilândia
- Montanha
- Nova Venécia
- Pedro Palácios
- Pinheiros
- Rio bananal
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa teresa
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- São Roque do Canaã
- Serra
- Sooretama
- Viana
- Vila Valério
- Vila Velha
- Vitória
DEZEMBRO – Os primeiros dias do mês de dezembro serão de chuva pelo Brasil. Com mais sol durante o dia no Sudeste, parte do Sul do país e em Mato Grosso do Sul, boa parte da chuva a partir de quinta e também na sexta-feira, fica concentrada à tarde nestas áreas. O estado da Bahia, o sul do Maranhão, Piauí, o leste do Espírito Santo e do Amazonas e o estado de Rondônia, podem receber chuva a qualquer momento da sexta-feira, com alto potencial para temporais.
Anúncio
Anúncio