Guia do café em português será lançado durante a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada entre os próximos dias 16 a 18, em Belo Horizonte (MG), será palco do lançamento da 4ª edição do Guia do Café, que é o mais abrangente e prático material do mundo como fonte para o comércio internacional de café. 

Desenvolvido pelo International Trade Center (ITC), por meio de sua iniciativa Alliances for Action, o guia em português teve a colaboração de mais de 70 especialistas e organizações do setor cafeeiro de todo o mundo, e contém informações da semente à xícara, traçando um caminho para um futuro mais sustentável para a indústria.

Anúncio

O lançamento oficial será no dia 17, entre 14h30 às 17h30, nos stands D17 e F18, do Sistema Fairtrade. Esta nova edição do Guia do Café atualiza as tendências da última década, especialmente em qualidade, digitalização, mudanças climáticas, finanças e risco e preferências do consumidor. Também apresenta dados recentes da indústria, que classifica os números de produção e consumo por segmento de qualidade do café (padrão, premium e especializado) em vez da classificação tradicional de dados arábica/robusta.

Anúncio

O guia foi concebido para ser uma ferramenta prática para produtores, exportadores e demais interessados para apoiar uma transformação positiva do setor. Pode ser acessado globalmente e sem carregar. O material também foi desenvolvido em inglês, francês e espanhol.

A tradução foi facilitada graças ao apoio da Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comercio Justo (CLAC), Organização Internacional do Café (OIC) e a Specialty Coffee Association (BSCA).

“Para a OIC, é muito importante ser incluído em iniciativas inclusivas. Do produtor ao consumidor, as pessoas precisam ser educadas. Para este guia, alteramos o nome e removemos a palavra ‘exportadores’. O guia é acessível a todos, em toda a cadeia de valor, e estamos orgulhosos em fazer parte disso”, destacou Vanusia Nogueira, diretora executiva da OIC.

“A pandemia fez com que o setor cafeeiro questionasse sua forma tradicional de fazer negócios, criando desafios e oportunidades para os pequenos produtores. Os consumidores procuram agora produtos mais limpos e sustentáveis. À medida que os negócios recomeçam on-line, as cooperativas de pequenos agricultores estão agora explorando mercados que antes eram difíceis para eles acessarem”, enfatizou João Mattos, diretor comercial da CLAC.

PEQUENOS PRODUTORES – Durante a SIC, a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR) e a CLAC terão uma programação voltada ao Comércio Justo, que a partir do próximo ano terá uma campanha voltada ao mercado interno brasileiro para os produtos certificados Fairtrade. Será uma nova oportunidade de acesso a mercados, ampliando a geração de renda e transformando vidas. 

Os pequenos produtores são a espinha dorsal da indústria, mas pelo menos 5,5 milhões vivem abaixo da linha de pobreza de US$ 3,20 por dia. O programa Alliances for Action do ITC, por meio de sua parceria com a CLAC, a OIC e outros parceiros importantes da indústria estão trabalhando ativamente para unir esse conhecimento para fechar essa lacuna, com ações como a divulgação do Guia do Café e outros projetos e programas no setor cafeeiro, que funcionam no apoio aos produtores de café e micro, pequenas e médias empresas na América Latina e no mundo todo.

Outra ação da CLAC e da BRFAIR, que conta com diversas parcerias, entre elas da ITC, é a realização da 8ª Edição do Golden Cup, que reconhece os melhores cafés Fairtrade do Brasil. A cerimônia de premiação será no dia 16, durante a SIC, a partir de 17h30, ao final do fórum “Sustentabilidade e Qualidade: construindo um futuro justo”. 

Essa é uma oportunidade de fomentar relacionamentos com potenciais compradores e conectar produtores diretamente para comerciantes e torrefadores. As amostras vencedoras são levadas para importantes feiras internacionais, como a Specialty Coffee Expo (EUA) e World of Coffee (Europa).

Programação da CLAC e da BRFAIR na SIC

Dia 16 a 18 (quarta a sexta-feira)

Degustação de produtos licenciados; tasting dos finalistas do Golden Cup, apresentação de produtos FAIRTRADE, reuniões e encontros de negócios e visita de caravanas de produtores(as) – (Stands D17 e F18)

Dia 16/11 (quarta-feira)

17h30 às 19h – Fórum “Sustentabilidade e Qualidade: construindo um futuro justo” e premiação do Golden Cup Brasil – (Auditório Conexão)

Dia 17/11 (quinta-feira)

8h30 até 12h – Capacitação: Critérios de Café para Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade – exclusiva para os produtores do Comércio Justo 

14h30 às 17h30 – Lançamento da 4ª edição em português do Guia do Café – (Stands F17 e F18)

16h às 18h – Cupping com finalistas da 8ª edição do Golden Cup – (Sala de Cupping)

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Moradora do Norte capixaba ganha caminhão de prêmios e um carro zero em promoção nacional do Sicoob

Foto: Divulgação/Sicoob O que parecia improvável, aconteceu: em um sorteio nacional do Sicoob, ...

Operações apreendem produtos agropecuários irregulares

Ministério da Agricultura e Pecuária realizou novas ações da Operação Ronda Agro nessa ...

Associação dos Suinocultores do Espírito Santo elegem nova diretoria

Os suinocultores capixabas elegeram a diretoria da entidade estadual que representa o setor, ...

Ovos deverão ter data de validade na casa em 2025

Foto: Divulgação/Engenharia de Comunicação A partir de março de 2025, informações como dados ...

Segundo frigorífico de jacarés do Brasil é autorizado a comercializar para todo o país

Foto: Luís Bassetti O Estado de São Paulo conta com um criatório e ...