Missão brasileira avalia ações de cooperação internacional em reunião regional das Américas
Foto: Freepik
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está entre as instituições que compõem a missão brasileira na XXI Reunião Anual Regional das Américas do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (Insarag) e na XI Reunião Consultiva sobre o Mecanismo da Avaliação e Coordenação de Desastres das Nações Unidas das Américas (Undac), ambas realizadas a partir desta segunda-feira (7), em Buenos Aires, na Argentina, até o dia 9 de novembro. A Conab está representada pela superintendente de Abastecimento Social, Diracy Lacerda. A delegação brasileira participante está sob coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Anúncio
Durante o evento, os países deverão definir os planos de trabalho regionais para 2023, bem como discutir sobre os padrões de qualidade, a localização e alianças das equipes médicas de emergência, a incorporação da metodologia e dos processos pelas equipes de busca e resgate e possível integração de outros desastres à resposta emergencial das equipes de busca e resgate, com prioridade para inundações, além de debaterem sobre as lições aprendidas em operações da Undac no Haiti em 2021 (devido a terremoto), e no Paraguai em 2022 (seca).
Anúncio
Reconhecida amplamente na esfera nacional por sua expertise na operacionalização de doações de alimentos a grupos populacionais tradicionais específicos, a Conab também se destaca na execução de doações de alimentos no âmbito internacional, conforme prevê a Lei Nº 12.429/2011, que autoriza o Poder Executivo a doar estoques públicos de alimentos para a assistência humanitária. A Companhia integra o grupo de trabalho interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, coordenado pela ABC. Nesse cenário, e a partir de demandas do Ministério das Relações Exteriores, a Companhia já procedeu à doação, nos portos de origem no Brasil, no período de 2011 a 2022, de aproximadamente 358.000 toneladas de alimentos básicos, tais como arroz, milho em grãos e feijão, a 45 países.
Fonte: Conab
Anúncio
Anúncio