CNA orienta cafeicultores prejudicados por granizo

Recomendações visam minimizar danos econômicos com os eventos climáticos

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, na quarta (5), uma série de orientações para os produtores de café afetados pelas fortes chuvas de granizo desta semana no sul de Minas Gerais.

Segundo a CNA, as recomendações abordam medidas para minimizar os impactos das chuvas, dentre elas: seguro rural; Proagro; renegociação de dívidas; e acesso a financiamentos para recuperação de cafezais danificados.

Anúncio

Em relação ao seguro, a orientação é de que os produtores com contratos de apólices comuniquem os sinistros às seguradoras em até oito dias a partir da ocorrência do evento climático, para que o perito possa fazer a vistoria.

Anúncio

Já o produtor rural que contratou o Proagro deve procurar os bancos ou as cooperativas de crédito para informar a perda, imediatamente após a ocorrência do evento climático, para que um serviço de assistência técnica seja acionado para realizar a vistoria e emitir um relatório de comprovação e perdas. É importante o produtor ficar atento às regras para não perder o direito à indenização.

O cafeicultor prejudicado também poderá solicitar a renegociação de sua dívida ou prorrogação da parcela com vencimento em 2022. Ele tem essa opção se tiver dificuldade financeira para pagamento de parcela de custeio ou investimento contratado com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), seguindo as regras do Manual do Crédito Rural (MCR).

Para a recuperação de cafezais no caso de eventos climáticos, o Funcafé dispõe de uma linha de financiamento para esta modalidade. Podem ter acesso os cafeicultores com, no mínimo, 10% de suas áreas danificadas por chuvas de granizo e desde que a solicitação do crédito seja formalizada até 10 meses após o fato ocorrido.

Fonte: CNA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Certificação de origem do café da Região do Cerrado Mineiro cresce 160% em 2024

Foto: Divulgação A Região do Cerrado Mineiro, reconhecida por sua excelência na produção ...

Carne suína e de aves brasileiras conquistam mercado peruano

Foto: Freepik Brasil fortalece presença no mercado peruano com nove novas plantas frigoríficas ...

Variante da doença da “vaca louca” mata ex-secretário de Agricultura de município do Espírito Santo

Fotos: Divulgação Julio Huber Uma doença rara, chamada de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), foi a ...

Agricultores do ES têm chance de fornecer produtos para escolas em 2025

Os produtores e empreendedores familiares rurais do Espírito Santo têm até as 11 ...

Ação da Prefeitura de Cariacica recolhe cavalos soltos; entenda como denunciar

Na manhã da última segunda-feira (13), a Prefeitura de Cariacica realizou o recolhimento ...