Segunda entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Manato

Julio Huber

O jornal O Noticiário, em parceria com o portal Montanhas Capixabas e com o portal da Revista Negócio Rural, realizou a segunda rodada de entrevistas com os sete candidatos ao governo do Espírito Santo. As entrevistas serão publicadas individualmente, nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30).

Anúncio

Os candidatos responderam as mesmas perguntas, e tiveram o mesmo limite de caracteres para cada resposta. As publicações diárias seguem a ordem alfabética dos nomes em que os candidatos estarão nas urnas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o candidato, e acompanhe as demais entrevistas.

Anúncio

  • Manato – O empresário Carlos Humberto Manato, 65 anos, é o candidato da coligação PTB/PL. Ele foi eleito deputado federal em 2014. O vice na chapa é o empresário Bruno Lourenço, 39 anos, do mesmo partido.
  • Partido: PL
  • Número: 22
  • Vice-governador: Bruno Lourenço
  • Partidos coligados: PTB/PL

O senhor tem algum projeto de melhorias das estradas do interior do Estado?

As estradas estão completamente esburacadas, as duplicações não acontecem, o diálogo do atual governo com o governo federal é frágil. Nós vamos reestruturar e recuperar as principais estradas estaduais, ligando as principais zonas turísticas, industriais e econômicas do Espírito Santo. Essas ações vão qualificar a vida e o trabalho dos produtores rurais e facilitar escoamento de produtos essenciais para o ES, como o café.

O que o senhor pretende fazer para melhorar a segurança pública nos municípios capixabas?

O capixaba está com medo de sair de casa, de ir à padaria à noite, até de atravessar um quarteirão à noite. Vamos valorizar os profissionais da segurança; colocar policiais nas ruas; instalar o cerco eletrônico completamente; valorizar os servidores do sistema prisional; criar medidas de qualificação e capacitação contínuas; desestabilizar as redes de influência das facções criminosas; criar Companhias de Policiamento Rural; e mais!

A economia do Espírito Santo tem crescido acima da média do Brasil. O que pode ser feito para impulsionar ainda mais a economia do Estado?

O Espírito Santo foi o Estado que mais caiu no ranking de competitividade, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CDL). Isso significa menos emprego e menos oportunidade para a população. Significa um Estado que, agora, está fraco economicamente e devastado socialmente – mais de um milhão de pessoas estão na linha da pobreza. Uma de nossas primeiras ações de governo será aliar o desenvolvimento econômico ao social.

Quais são seus projetos para melhorar a qualidade do ensino público capixaba?

Temos de trabalhar para zerar o índice de evasão escolar no ensino médio. As gerações de capixabas merecem uma educação de qualidade e com alcance universal. Dados de 2021 mostram que quase 78 mil deixaram de estudar no ES. Vamos proporcionar uma educação transformadora, afinada com as necessidades deste mundo em permanente mudança. Vamos ampliar a oferta de escolas cívico-militares. Os jovens precisam enfrentar os desafios do mundo com conhecimento.

O que pode ser feito para ajudar os empreendedores no Espírito Santo a ampliarem seus negócios?

Vamos recuperar economicamente as indústrias e comércios que foram afetados na pandemia; criar um Refis para que os setores afetados pelos lockdowns possam ficar em dia com seus impostos e conseguir suas certidões negativas; desburocratizar as licenças como: alvarás, licenças ambientais e sanitárias; aumentar oferta de financiamentos e projetos de viabilidade; fazer com que as entidades como CDL e Findes sejam parceiras do governo do Estado e empresários.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cursos técnicos do Senar estão com inscrições abertas até 17 de janeiro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com as inscrições abertas até ...

Novos equipamentos auxiliam na Meteorologia do Incaper

A renovação das estações agroclimáticas do Incaper está em alinhamento com as diretrizes ...

Documentário narra a saga dos italianos nas montanhas capixabas

Fotos: Julio Huber Máximo e Cacilda Lorenção são descendentes de italianos e participaram ...

Superintendente do Senar-ES fala das ações desenvolvidas em prol do agro capixaba

Fotos: Divulgação Texto: Julio Huber A superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ...

Inscrições para a 6ª edição do CNA Jovem encerram em janeiro

As inscrições para a 6ª edição do programa de desenvolvimento de lideranças CNA ...