Chuva, nevoeiro e frio em boa parte do Brasil até o fim de semana

Foto: Julio Huber

A semana começou com muitos destaques na previsão do tempo, por causa da formação de uma grande frente fria e um ciclone extratropical. Houve registro de chuva volumosa, ventos intensos e agitação marítima.

Anúncio

De acordo com a Climatempo, a forte frente fria que se formou nesta terça-feira (09) sobre o Brasil, já se afastou em direção ao oceano no decorrer desta quarta-feira (10). Na retaguarda do sistema, a entrada do ar frio volta a diminuir as temperaturas. A chuva já perde intensidade na maior parte do centro-sul do Brasil.

Anúncio

Entretanto, a temperatura mais baixa e a chuva continuam concentradas em áreas do leste do Paraná, Santa Catarina, litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo pelo menos até a sexta-feira (12). Também chove um pouco durante esta quinta-feira no leste de São Paulo, mas com volumes mais baixos.

NEVOEIRO – A umidade presente na atmosfera combinada com o resfriamento noturno provoca condições para a ocorrência de nevoeiro entre a quinta-feira e o sábado. Hoje (11), o fenômeno pode ser registrado no leste e litoral do Rio Grande do Sul, além do sul de Santa Catarina e áreas do leste e sul do Paraná.

Amanhã, a chance de nevoeiro diminui no Rio Grande do Sul, mas ainda pode ocorrer no sul catarinense e em parte do sul do Paraná. No sábado a chance de nevoeiro aumenta no leste de Minas Gerais, incluindo a região da Zona da Mata Mineira, e ainda sobre o leste do Paraná e de Santa Catarina.

GEADA – A entrada do ar frio derruba as temperaturas no Sul e Sudeste do Brasil. A quinta-feira começa fria e com risco de geada no sul do Paraná, interior, oeste e sul de Santa Catarina e na Região Serrana do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira, o risco para geada é menor, mas ainda pode atingir áreas de planalto e serra do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A chance de geada também aumenta no extremo sul de Minas Gerais, mesmo que de forma isolada.

A atuação de uma massa de ar seco volta impedir a formação de nuvens carregadas nos próximos dias, o frio ainda persiste ao longo do fim de semana e no começo da semana que vem, principalmente entre as madrugadas e manhãs, mas as tardes voltam ser mais quentes. As temperaturas máximas voltam subir no começo da próxima semana.

No entanto, de acordo com a Climatempo, a expectativa é que tudo isso enfraqueça no fim da semana, com o afastamento dos sistemas. Com isso, o domingo, Dia dos Pais, já deve ser mais tranquilo em relação às condições do tempo na maior parte do Brasil.

VENTOS – O centro-sul do Brasil fica em alerta para ventos moderados, que podem ocasionar alguns transtornos. Com a intensificação dos ventos, há previsão para mar agitado e risco de ressaca em várias praias do Sudeste. O mar fica perigoso para navegações, lazer e esportes.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Exportação do agro bate recorde e chega a 300 mercados globais

Foto: Envato Além das exportações tradicionais de carnes e grãos, itens como embriões, ...

Mitos e verdades sobre a irrigação: conheça a realidade do gotejamento

Foto: Envato Entenda as principais dúvidas sobre o sistema de irrigação mais eficiente ...

Desafios futuros e mudanças polêmicas preocupam produtores de tomate

Foto: Freepik A safra de tomate industrial de 2024 fechou com uma produção ...

Filhote de jacaré é resgatado em casa da área urbana de cidade capixaba

Moradores de uma casa localizada em Maringá, próximo ao bairro Civit, na Serra, ...

Produtores do Espírito Santo buscam tomate híbrido para lavouras

Foto: Divulgação Classificação é sinônimo de colheita de qualidade premium, refletindo boas práticas ...