Boram Um é o campeão brasileiro de barista 2022

Boram Julio Um, da empresa Um Coffee Co., de São Paulo (SP), é o vencedor do Campeonato Brasileiro de Barista 2022. Ele teve o melhor desempenho no preparo de cafés espressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura, superou outros 19 competidores, sagrou-se bicampeão da competição – o primeiro título foi em 2020 – e será o representante do Brasil no campeonato mundial da categoria, que ocorrerá na Austrália, de 27 a 30 de setembro, durante a Melbourne International Coffee Expo (MICE).

O Campeonato Brasileiro de Barista 2022 foi realizado, entre 24 e 26 de junho, durante o São Paulo Coffee Festival, na Bienal – Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). A iniciativa integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Anúncio

Em uma apresentação de no máximo 15 minutos, os competidores tiveram que apresentar aos juízes da competição quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas de assinatura. A análise leva em consideração critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso.

Anúncio

A apresentação de Boram Um teve foco em percepção sensorial alinhada com a nova tendência de varietais com baixo teor de cafeína. “A (cultivar) Laurina já é muito conhecida no Brasil, tem um potencial sensorial incrível e, na competição, pude apresentar formas sobre como explorar esses cafés que estão vindo com características diferentes, principalmente em relação à cafeína”, comenta.

Ele também enaltece o papel fundamental da BSCA, em parceria com a ApexBrasil, na realização dos campeonatos de barismo e a importância das competições para esses profissionais. “A BSCA dá todo apoio e estrutura para a gente conseguir representar o Brasil corretamente, da melhor forma possível, nas competições mundiais. É todo um trabalho fantástico em termos de apoio, divulgação, estrutura e organização dos campeonatos nacionais”, destaca.

O segundo lugar do Campeonato Brasileiro de Barista 2022 ficou com Hugo Santos Silva, da Sabino Torrefação by Hugo e Thiago, de São Paulo, e o pódio foi completado por Vitor H. Ferreira Coelho, da Manana Cafés, de Curitiba (PR).

A competição é sancionada pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de café); (iv) Coffee in Good Spirits (café associado à bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de café); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).

Fonte: BSCA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Senar-ES inicia 2025 com foco em capacitar a comunidade rural capixaba

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) começa o ano ...

Programa Conilon Eficiente transforma a gestão de 160 propriedades e impulsiona resultados

Foto: Divulgação Cooabriel Gerar mais com menos, sem descuidar do equilíbrio entre produtividade ...

Cafés conilon e robusta ganham publicação da Embrapa sobre manejo integrado de pragas e doenças

Foto: Julio Huber “Manejo integrado de pragas e doenças dos cafés conilon e ...

Comércio exterior capixaba movimenta 24,58 bilhões de dólares em 2024

Foto: VLI/Divulgação A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito ...

Circuito Nelore de Qualidade 2024 avaliou mais de 38 mil animais no Brasil, Bolívia e Paraguai

A edição de 2024 reuniu mais de 300 pecuaristas dos três países Organizado ...