Estudo sobre árvore utilizada em recuperação florestal é divulgado em revista internacional
O resultado de um estudo realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi publicado por meio de um artigo na revista internacional Plant Genetic Resources. O conteúdo da pesquisa traz informações sobre a diversidade e a estrutura genética de uma espécie de árvore utilizada na recuperação de áreas degradadas. Os dados foram coletados em Unidades de Conservação do Espírito Santo.
Trata-se da chamada gonçalo-alves, cujo nome científico é Astronium concinnum, uma espécie madeireira com grande interesse potencial econômico, pois é muito utilizada em construções civis, navais e móveis de luxo, e ambiental, por ser usada no reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. As plantas matrizes foram analisadas em Unidades de Conservação, na Floresta Nacional de Pacotuba e na Reserva Particular do Patrimônio Natural do Cafundó, localizadas no sul do Estado.
Anúncio
A pesquisadora em Melhoramento Genético Vegetal do Incaper, Sarah Ola Moreira, explicou que os marcadores moleculares e as análises estatísticas indicaram que as matrizes presentes nas duas unidades de conservação têm estrutura genética semelhante, gerada pela troca de material genético entre elas, o que garante a biodiversidade. “Isso reforça a necessidade de manutenção dessas unidades de conservação para preservarmos a variabilidade genética da espécie”, disse.
Anúncio
Plant Genetic Resources é uma revista internacional que reúne os mais diversos temas relacionados com os recursos genéticos vegetais. Cada edição dá acesso aos artigos de pesquisa revisados por pares sobre variação genética em plantas cultivadas e não cultivadas. A revista é de interesse de pesquisadores e cientistas envolvidos na comunidade de recursos genéticos vegetais, incluindo criadores, e todos aqueles com interesse em germoplasma, além de formuladores de políticas, consultores e estudantes de pesquisa.
O artigo pode ser acessado, e traduzido, por meio do link:
Fonte: Incaper
Anúncio
Anúncio