Ventania destrói plantações de bananas e causa prejuízos em Marechal Floriano
Fotos: Juliana Huber
Julio Huber
Anúncio
A intensa chuva acompanhada de vendaval e queda de granizo em algumas localidades deixou um rastro de destruição e prejuízos em algumas propriedades rurais de Marechal Floriano. O agricultor Jorge Huber, do distrito de Santa Maria, calcula que mais de dois mil pés de banana da terra foram derrubados em sua propriedade durante o temporal ocorrido na tarde de ontem (17).
Anúncio
“Eu acredito que meu prejuízo passe de R$ 40 mil. É muito triste ver uma plantação inteira destruída pelos ventos, mas infelizmente não temos como evitar. Ontem, antes da chuva, colhemos os cachos que estavam bons, mas todas as plantas que caíram tinham cachos que iríamos colher daqui uns 60 dias. Agora, é esperar entre um ano a um ano e meio para colher novamente”, lamentou o agricultor.
O secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sérgio Stein, informou que será feito um levantamento do prejuízo causado nas lavouras do município. Segundo ele, há relatos de outros agricultores que tiveram plantações de bananas destruídas pelo vendaval de ontem.
Sérgio ainda contou que plantações de eucalipto em algumas propriedades também foram prejudicadas. “Onde o vento forte passou, derrubou árvores e plantas maiores. Na Rodovia Francisco Stockl, que liga a BR-262 a Santa Maria, também caíram muitas árvores ao longo da pista”, disse.
O secretário de Agricultura destacou que alguns plantios como o de banana, não é possível fazer seguro, como ocorre com outras culturas agrícolas. “Infelizmente é algo que era para ser revisto, pois o produtor pode fazer seguro para suas máquinas, para funcionários e para muitos plantios, mas alguns não são cobertos. Infelizmente, quando ocorre uma situação como a de ontem, o prejuízo fica para o agricultor”, enfatizou.
Algumas estradas vicinais do município também ficaram intransitáveis por conta da forte chuva e da queda de árvores, como é o caso da Estrada do Caracol, próxima ao quartel do Corpo de Bombeiros. Fiações elétricas e de telefonia também foram destruída com a queda de algumas árvores.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Marechal Floriano, Antônio Malini, uma equipe de servidores braçais munidos de equipamentos necessários para o corte das árvores caídas está trabalhando desde a manhã de hoje para liberar os acessos.
Anúncio
Anúncio