Conab define atualização da safra de café em apenas três etapas devido ao coronavírus
Devido às ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve realizar apenas três levantamentos sobre o andamento da cultura de café na safra 2020, ao invés das quatro atualizações feitas normalmente em cada ano. Com isso, o próximo anúncio marcado para o dia 22 de setembro é considerado o 3º da safra, uma vez que o segundo estava marcado para o mês de maio e teve que ser cancelado pelas restrições derivadas do isolamento.
O cancelamento do segundo anúncio ocorreu em virtude do período de análise coincidir já com o ciclo do 3º levantamento. Desde 2001, a Conab realiza o acompanhamento da evolução do cultivo de café e divulga as informações anuais anunciadas em janeiro, maio, setembro e dezembro. “Todas as estimativas realizadas pela estatal são precedidas por levantamentos de campo, época em que os técnicos da empresa percorrem as principais regiões produtoras do país. No entanto, devido à pandemia, neste ano não pudemos realizar o 2º levantamento in loco”, ressalta o superintendente de Informações do Agronegócio da Companhia, Cleverton Santana.
Anúncio
Com o afrouxamento das medidas de isolamento social em algumas cidades, os dados para o 3º levantamento puderam ser coletados com algumas saídas a campo, realizadas pela Conab entre os dias 9 e 22 de agosto. A apuração dos dados ocorreu de maneira presencial nos principais estados produtores. Minas Gerais registrou a combinação de pesquisa remota com a saída de campo, devido à propagação da doença não ocorrer de forma uniforme. Dessa maneira, o prazo de coleta de informações no estado mineiro se estenderá até dia 4 de setembro.
Anúncio
A fim de preservar a saúde de todos os envolvidos no trabalho, a Conab segue diversos protocolos para prevenção à COVID-19. Durante as visitas os colaboradores, além de usar máscaras e portar álcool gel, devem manter uma distância segura entre os produtores. No caso da verificação do plantio da cultura dentro das lavouras, é realizada pelo técnico da estatal sem acompanhamento.
Fonte: Conab
Anúncio
Anúncio