Banana azul: ela existe ou é uma invenção?
Julio Huber
A foto desta matéria não passou por manipulação de Photoshop. A cor azul da banana é natural. Também não é uma planta modificada geneticamente, trata-se da espécie Blue Java. Comum na Ásia, Austrália e no Havaí, aos poucos estão sendo feitos testes no Brasil para o cultivo da planta, já que o plantio é favorável à regiões tropicais.
Anúncio
E as curiosidades não se restringem apenas à cor. A banana azul tem textura bastante semelhante a sorvete e tem o sabor de baunilha. Segundo a Sociedade Internacional da Banana, o primeiro cultivo do vegetal foi registrado na Índia.
Anúncio
Ela tem se tornado cada vez mais popular em receitas que utilizam produtos naturais para trazer o sabor doce. Apesar de ainda difícil de ser encontrada no Brasil, a Blue Java pode ser facilmente encontrada em alguns países das Américas Central e do Sul.
A planta da Blue Java tem uma aparência de chamar a atenção, alcançando até seis metros de altura e com frutos maiores que os das bananeiras conhecidas no Brasil. As bananas azuis têm aproximadamente 17 centímetros. A fruta é mais azul quando nova, depois vai perdendo a coloração e adquirindo uma tonalidade mais pálida. Elas florescem em torno de 15 a 24 meses após o plantio e podem ser colhidos após 115 a 150 dias.
Segundo o diretor-executivo dos produtores de frutas tropicais do Havaí, Ken Love, agricultores cultivam esses doces frutos no país desde o início dos anos 20. No Brasil, não há registro oficial de plantação de Blue Java, segundo a Embrapa. Mas, os curiosos podem adquirir umas mudas online. Alguns sites oferecem as sementes da banana azul para venda.
Anúncio
Anúncio