Produtores rurais poderão contrair empréstimo com juros de 4,6% ao ano
Em meio às dificuldades financeiras causadas pela quarentena do coronavírus (Covid-19), o Governo Federal atuou para socorrer os produtores rurais afetados pela quarentena e a estiagem das chuvas. O Conselho Monetário Nacional (CMN) oficializou o pacote de ajuda econômica com diversas ações, entre elas a prorrogação de dívidas de custeio e investimento e a criação de linhas de crédito emergenciais.
As dívidas de custeio e investimento foram prorrogadas para o dia 15 de agosto de 2020. A medida vale para as parcelas, vencidas ou não, referentes ao período de 1º de janeiro de 2020 a 14 de agosto de 2020. Produtores rurais, agricultores familiares e cooperativas de produção agropecuária que tiveram prejuízo na comercialização da produção pela Covid-19, também estão inclusos.
Anúncio
Foi aberta ainda uma linha de crédito emergencial de custeio de até R$ 20 mil por pessoa para produtores do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Sobre os encargos financeiros, a taxa de juros é de 4,6% ao ano com prazo de pagamento de até 36 meses, incluídos até 12 meses de carência.
Anúncio
A data limite para contratação é 30 de junho de 2020. Quem se enquadrar Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) também terá uma linha de crédito emergencial de custeio de até R$ 40 mil. A carência será a mesma, mas os juros podem ir a 6% ao ano.
Fonte: Agência do Rádio Mais
Anúncio
Anúncio