Inovação e difusão tecnológica promovem boas práticas em campo
Agricultores capixabas vêm registrando excelentes resultados em diferentes culturas com adoção de boas práticas difundidas pelo Núcleo de Inovação e Difusão Tecnológica (NIC) da Coopeavi.
Graças às consultorias técnicas, lavouras de pimenta-do-reino, café, tomate, inhame e pepino japonês estão ganhando em produtividade, redução da mão de obra, economia de energia e água, além de ficarem protegidas de pragas e doenças com manejo mais ecologicamente correto.
Anúncio
Atualmente, além da consultoria online pelo aplicativo “Mão na Roça”, lançado em agosto de 2019, são frentes de trabalho do Núcleo da cooperativa a comercialização de fertilizantes, defensivos, sementes, projetos de irrigação e “mulching” e também de máquinas e produtos de varejo mais eficientes e com baixo custo para o produtor.
Anúncio
“Estamos focados em levar soluções ao produtor, facilitando a vida no campo seja com maquinário, cultivo protegido ou irrigação inteligente”, destaca o gerente do NIC, Ivanilson Scalzer.
O Núcleo é responsável por toda parte de gestão de portifólio e ciclo de vida de produtos, além do posicionamento destes junto aos associados. Segundo Scalzer, na comparação dos resultados do último ano, a parte de inteligência da cooperativa bloqueou mais de 200 produtos do mix e trouxe mais de 40 itens de inovação para o portfólio.
‘Mão na Roça’ é sucesso em solicitações
Ferramenta de consultoria técnica para atendimento personalizado, o aplicativo “Mão na Roça” é a maior novidade do Núcleo de Inovação e Difusão Tecnológica (NIC). Com objetivo de facilitar a vida do produtor de vegetais, a tecnologia já é utilizada por centenas de produtores e colaboradores e vem registrando aumento no número de solicitações desde agosto.
Para utilizá-lo, basta fazer login utilizando o CPF e o código enviado para o celular via SMS. É necessário que o número do celular que está sendo utilizado esteja atualizado no banco de dados da cooperativa para o funcionamento do aplicativo.
O associado pode mandar mensagens de texto, áudios, fotos e arquivos em PDF, que serão analisados por uma equipe de 10 profissionais capacitados, de segunda à sexta-feira.
Sucesso na produção de tomate
A família Ponath, de Santa Maria de Jetibá, já está na sexta lavoura de tomate com utilização das sementes e outros produtos adquiridos junto à Coopeavi. Com a consultoria técnica, os produtores, dentre eles Fernando Ponath (de bermuda) seguem todas as recomendações para obter sucesso na produção do fruto.
Fim da ‘teimoisa’ com a pimenta do reino
O produtor Nelson Carreta, de São Mateus, compra toda a linha de produtos para nutrição, controle de pragas e doenças e irrigação nas lojas da cooperativa. Ele afirma que a chegada dos técnicos na propriedade provocou “uma mudança drástica na produção de pimenta”.
“Muito melhor com acompanhamento da Coopeavi. Antes era a teimosia de antigamente, de que quem trabalha na roça que sabe de tudo. Tenho muito a agradecer”.
União de vizinhos para não perder a lavoura de inhame
Um acidente de trabalho com um dos irmãos obrigou os Braun, de Santa Maria de Jetibá, a se unirem ainda mais para tocar os plantios de inhame a 40 quilômetros do centro. A compra de motocultivadores na Coopeavi fez toda a diferença no preparo do solo para plantios e na manutenção dos cultivos já existentes.
Elimar Braun perdeu uma das pernas há um ano. No período hospitalizado, os irmãos Helmar, Eliana e Reumar se juntaram aos vizinhos numa força-tarefa para o agricultor não perder a lavoura de inhame no período de safra. Depois do episódio, a família de descendentes de pomeranos volta a se unir em algumas épocas do ano utilizando o maquinário adquirido na cooperativa.
Anúncio
Anúncio