Brangus cruza fronteiras e conquista o Norte e o Nordeste

Foto: Igor Cordero / Divulgação

Raça de origem britânica avança com força em novas regiões, conquistando criadores e consumidores com qualidade de carne e rusticidade no campo

Reconhecida por sua adaptabilidade, precocidade e rendimento de carcaça, a raça Brangus, já consolidada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, agora avança para além de seu tradicional território. Criadores estão mirando o Norte e o Nordeste como novas fronteiras produtivas e comerciais para o gado Brangus – e o movimento já começa a mostrar resultados.

Anúncio

Na liderança dessa expansão está o pecuarista e empresário Valdomiro Poliselli Júnior, da VPJ Pecuária, que decidiu apostar na força da raça para fortalecer a produção de bezerros de corte no Nordeste. O passo mais ousado acontece no dia 29 de março, com o 1º Leilão VPJ Nordeste, durante a Exporingo, em Lagarto (SE). Serão ofertados touros e bezerras Brangus, Angus e Ultrablack, além de doadoras consagradas. Segundo João Paulo Schneider, o Kaju, diretor de marketing da Associação Brasileira de Brangus, a procura crescente tem provocado uma reviravolta nas estratégias comerciais das cabanhas.

Anúncio

No sertão pernambucano, o criador José André de Arruda Lima, da Fazenda Paquevira, já colhe os frutos da escolha feita há dez anos. A fazenda, localizada na Mata Norte, na divisa com a Paraíba, viu os animais se adaptarem com facilidade à Serra. Além da carne de alta qualidade, ele investe também em matrizes PO. “O acabamento da carcaça é excelente, com ótimos resultados”, reforça.

E no Pará, o Brangus já é sinônimo de carne premium. Em Castanhal, Altair Burlamaqui, da Fazenda Carioca, destaca que a raça domina o mercado local. Ele e o sócio Brenno Borges trabalham com exportação de animais vivos, produção de carne gourmet e até carne kosher. Para Altair, a escolha do Brangus foi estratégica: “Todas as raças têm seu valor, mas é essencial selecionar aquela que realmente se adapta à região. O Brangus entrega exatamente o que a gente busca: eficiência no campo e excelência no prato.”

Fonte: Jardine Agência de Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Turismo capixaba inicia 2025 com crescimento acima da média nacional

Foto: Freepik O turismo no Espírito Santo começou o ano com o pé ...

Mulheres se unem para fortalecimento feminino no agro capixaba

Foto: Senar/ES Com o objetivo de fortalecer a presença feminina no setor agropecuário ...

Combate ao pó preto terá monitoramento em tempo real no Espírito Santo

Foto: Julio Huber A luta contra a poluição atmosférica em municípios que integram ...

Abril tem programação técnica especial para cafeicultores capixabas

Abril chega com uma agenda recheada de capacitações gratuitas para os cafeicultores capixabas. ...

Coopram mostra sua força no Negócio Rural

A produção de mexericas e filés de tilápia da cooperativa foram o destaque ...