Governador Casagrande apoia projeto para impulsionar energia no Brasil

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou nesta quarta-feira (05) do lançamento da Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Polos e Projetos de Irrigação do Brasil. A iniciativa busca fortalecer a infraestrutura energética em regiões agrícolas do país. Representando os governadores do Sudeste, Casagrande esteve ao lado de outros chefes de Estado e ministros no evento.

Durante o encontro, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), de Minas e Energia (MME) e da Agricultura e Pecuária (MAPA). O acordo visa integrar ações para garantir o fornecimento de energia a polos produtivos e projetos de irrigação dentro da Política Nacional de Irrigação.

Anúncio

Casagrande destacou que o Espírito Santo é a segunda unidade da Federação com maior percentual de propriedades irrigadas: 43% utilizam irrigação, sendo que 80% desse total operam por microaspersão ou gotejamento. Ele também mencionou investimentos robustos, como os R$ 50 milhões destinados à construção de barragens para mitigar os impactos da seca e a ampliação da rede elétrica trifásica no interior, aumentando a eficiência energética e a produtividade do agronegócio capixaba.

Anúncio

Além de Casagrande, participaram do evento os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), além dos governadores Elmano de Freitas (Ceará), João Azevêdo (Paraíba) e Rafael Fonteles (Piauí).

Fonte: Governo do Espírito Santo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Prêmio CNA 2025 destaca os melhores queijos artesanais

Foto: Freepik A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abriu as ...

Festuris confirma Portugal como País Convidado de Honra para 37ª edição

Foto: Festuris Na manhã desta quinta-feira (13), os CEOs do Festuris – Feira ...

Ufes fortalece agricultura familiar com novo edital para abastecer restaurantes universitários

Foto: Freepik A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Diretoria ...

Brasil chega a 130 Indicações Geográficas com o Mel de Aroeira dos Inhamuns

Foto: Freepik O mel de aroeira produzido na região dos Inhamuns, no Ceará, ...

Expo Agro Premium destaca excelência da raça Nelore em Ituverava (SP)

Foto: Divulgação/Heringer A partir do próximo domingo (16), a Expo Agro Premium em ...