Cooperativa cafeeira é habilitada a oferecer protocolo próprio de boas práticas de ESG

Foto: Arquivo Expocacer

Em uma iniciativa importante para a cafeicultura, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) conquista um protocolo internacional próprio, chamado ECO – Expocacer Control Origin, que vai oferecer aos produtores a verificação de conformidade com as práticas sustentáveis ESG, e garante que os cafés produzidos atendem aos rigorosos padrões exigidos pelos mercados nacional e internacional.

Anúncio

O reconhecimento foi concedido pela Global Coffee Platform (GCP), que equivale ao Código de Referência de Sustentabilidade do Café, com garantia de segunda parte. “Esta conquista é um marco para nossa cooperativa, pois aumenta a transparência e credibilidade de nossos processos. Para nossos cooperados, significa mais acesso a mercados exigentes que valorizam boas práticas. Nosso departamento de sustentabilidade estará ao lado dos cafeicultores, oferecendo suporte e capacitação para que possam adotar e comprovar essas práticas, fortalecendo nossa cadeia produtiva”, afirma a gerente técnica e de Sustentabilidade da Expocacer, Farlla Gomes.

Anúncio

CERTIFICAÇÃO – O processo envolve auditorias internas realizadas pelo departamento de sustentabilidade da cooperativa, além de auditorias de segunda parte, cujos resultados são divulgados publicamente em um relatório ESG, garantindo total transparência.

Com ciclo de três anos, o programa prioriza o planejamento estratégico e a implementação gradual de boas práticas, promovendo uma jornada sustentável que eleva os padrões da produção de cafés com denominação de origem. O protocolo é inclusivo, atendendo produtores de diferentes portes (pequenos, médios e grandes) e garantindo que todos tenham as ferramentas necessárias para produzir cafés de excelência.

“O ECO evidencia as melhores condutas e o progresso no manejo sustentável dos produtores do Cerrado Mineiro, pela prática de melhoria contínua e sua confiança através de auditorias de segunda parte. Com este protocolo próprio, asseguramos que tanto os cooperados quanto a cooperativa promovem uma cafeicultura inovadora, gerando impacto positivo e resultados concretos”, afirma o agente de certificação e sustentabilidade da Expocacer, Jorge Luiz de Carvalho Leite.

O Protocolo é fundamentado em requisitos críticos de sustentabilidade, estabelecendo uma base sólida para o progresso. A implementação de práticas de melhoria contínua ajusta processos e adota inovações. Além disso, o monitoramento dos planos de melhoria assegura a eficácia das mudanças implementadas, enquanto a revisão dos critérios busca o aprimoramento constante da qualidade e sustentabilidade da produção. Desde 2023, a cooperativa implementa as diretrizes do ECO e estabelece como meta verificar 100% dos cooperados e armazéns de parceiros comerciais.

SUSTENTABILIDADE – Essas e outras práticas promovidas pela cooperativa não apenas agregam valor à produção, mas também asseguram que a cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro esteja alinhada com as exigências dos mercados mais exigentes. Por meio do departamento de Técnico e Sustentabilidade, a Expocacer já atende mais de 15.000 hectares de propriedades com selo regenerativo.

Desenvolvido pelo departamento de sustentabilidade da Expocacer, em parceria com a Agrocert LTDA – empresa com mais de 20 anos de experiência em certificações –, o protocolo ECO alinha-se às diretrizes do GCP, unindo a Expocacer a mais de 150 empresas e organizações de 10 países produtores de café, que buscam garantir um futuro sustentável para o setor.

Com isto, a Expocacer ganha autonomia para verificar seus produtores e comercializar os cafés dentro dos padrões internacionais, reafirmando o compromisso da cooperativa em adotar as melhores práticas globais e promover uma cafeicultura transparente, ambientalmente inteligente e socialmente responsável.

“Este é mais um passo importante em nossa jornada de transparência e compromisso com práticas responsáveis em toda a cadeia produtiva. Na Expocacer, o ESG não é apenas um projeto, é uma diretriz que está no nosso DNA cooperativista. Trabalhamos para integrar ações que respeitem o meio ambiente, promovam o bem-estar das comunidades e garantam uma governança ética com transparência radical. Este protocolo reflete nosso compromisso com a sustentabilidade real, demonstrando que estamos construindo um futuro mais justo e equitativo. Nosso lema é: cultive o futuro hoje”, destaca o diretor presidente da Expocacer, Simão Pedro de Lima.

Fonte: Expocacer

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Linha Bella revela belezas, culinária e tradições do interior de Gramado

Fotos: Divulgação Com paisagens deslumbrantes e experiências autênticas, o Passeio Linha Bella revela ...

Cooperativa de vinho prevê colher mais de 70 milhões de quilos de uva

Foto: Anderson Pagani Com uma estimativa de colher mais de 70 milhões de ...

Levantamentos das safras agrícolas e do mercado hortigranjeiro de 2025 começa na próxima semana

Foto: Conab O cronograma de 2025 com a divulgação dos levantamentos a serem ...

Do lazer ao trabalho: veículos off-road conquistam fazendas e são utilizados no campo

Fotos: Divulgação MXF Os produtores rurais brasileiros estão cada vez mais adotando veículos ...

Azeiteria é a nova atração do Parque Olivas de Gramado

Fotos: Divulgação O visitante pode degustar e comprar azeites de produção propria na ...