ES terá Semana Estadual do Campo Limpo

Foto: Freepik

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, sancionou a Lei nº 12.323, de 23 de dezembro de 2024, instituindo a Semana Estadual do Campo Limpo. A partir de 2025, a terceira semana de agosto será dedicada a ações de conscientização sobre a importância da destinação adequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas, fertilizantes e outros produtos utilizados na agricultura. O objetivo é prevenir danos ao meio ambiente e proteger a saúde dos produtores rurais.

Anúncio

A iniciativa foi proposta pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Gerência de Defesa e Inspeção Vegetal, responsável por fiscalizar comércios e lavouras. Segundo o diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, o órgão ficará à frente da coordenação das atividades relacionadas à Semana Estadual do Campo Limpo.

Anúncio

“Para que as ações sejam efetivas, o Idaf buscará parcerias com órgãos e entidades do setor agrícola, em nível municipal, estadual e nacional, além de envolver o setor produtivo. Firmamos recentemente um acordo de cooperação técnica com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), que representa 3.602 associadas em todo o Brasil. Essa parceria fortalece o apoio do poder público aos agricultores no desafio de ampliar o retorno das embalagens de agrotóxicos, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, destacou Chagas.

Leonardo Monteiro, diretor geral do Idaf, explica que a programação da semana incluirá campanhas de coleta de embalagens, palestras, treinamentos e materiais educativos voltados para os produtores rurais. “O descarte correto das embalagens de agrotóxicos é essencial para evitar a contaminação do solo, da água e do ar, preservando a biodiversidade e mitigando impactos climáticos. Estamos nos adiantando em relação a outros estados ao criar uma semana inteira de atividades, reforçando o caráter educativo dessa ação. Nosso foco é proteger o meio ambiente e a saúde dos agricultores capixabas”, concluiu Monteiro.

Fonte: Governo do Espírito Santo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES e MG em alerta: deslizamentos e alagamentos causam transtornos

Chuvas intensas em MG e ES já ultrapassam 90% da média de janeiro, ...

Projeto valoriza o protagonismo feminino no café em 22 cidades capixabas

Em 2024, o projeto Mulheres do Café espalhou conhecimento e oportunidades por 22 ...

Agronegócio capixaba atinge novos patamares de crescimento em 2024

Os produtores rurais do Espírito Santo tiveram um 2024 para guardar na memória. ...

Reserva Biológica de Duas Bocas celebra 34 anos de preservação

Foto: Cacá Lima / Divulgação IEMA A Reserva Biológica de Duas Bocas, em ...

Linha Bella revela belezas, culinária e tradições do interior de Gramado

Fotos: Divulgação Com paisagens deslumbrantes e experiências autênticas, o Passeio Linha Bella revela ...