Nelore Fest 2024 premia os melhores da raça Nelore do Brasil, Bolívia e Paraguai
Foto: Divulgação
A Nelore Fest 2024, evento de encerramento do ano e premiação dos melhores do Nelore, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), reuniu os principais nomes da raça do Brasil e de países vizinhos, como Bolívia e Paraguai. O evento consagrou os melhores criadores e expositores dos Rankings Nacionais e Regionais Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens, e premiou os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade, que bateu recordes de participação no ano. Também foi entregue o Oscar da Pecuária, troféu que reconhece o trabalho continuo de neloristas, especialistas e empresas.
Anúncio
“A Nelore Fest 2024 foi histórica, pois celebrou sete décadas da ACNB a serviço da raça bovina mais importante do país. Os prêmios entregues e os reconhecimentos feitos na cerimônia refletem o compromisso dos neloristas com a excelência e a inovação na pecuária. Agradeço aos nossos parceiros e convidados e parabenizo os vencedores que fazem do Nelore um símbolo de força e tradição na pecuária. Nesta edição, não apenas celebramos os melhores exemplares da raça, mas também ressaltamos a importância do trabalho colaborativo entre frigoríficos, produtores e profissionais da indústria para fortalecer e expandir o reconhecimento da raça no Brasil e no exterior”, destaca o presidente da ACNB, Victor Paulo Silva Miranda. O evento contou com a presença de mais de 400 convidados.
Anúncio
Premiações
Oscar da Pecuária:
O prêmio de Empresa Amiga do Nelore ficou com o Grupo Matsuda; enquanto o troféu de Nova Geração foi para Marina Aguiar Fasano. O Profissional de Destaque na Raça Nelore foi Paulo Soares da Silva e o Técnico de Destaque, Fernando Carvalho Leite Barros. A Liderança Feminina no Agronegócio foi Cláudia Irene Tosta Junqueira. Beraldo Barcelos Hentzy recebeu o prêmio de Amigo do Nelore. César Tomé Garetti foi homenageado como Incentivador da Raça e o João Antônio Gabriel, como Promotor da Raça. A Família Nelorista foi representada pela Família Napemo e as Lideranças Políticas de Destaque Nacional foram atribuídas ao ex-deputado e ex-ministro Aldo Rebelo e ao deputado federal Pedro Lupion.
Circuito Nelore de Qualidade – Brasil 2024:
No Circuito Nelore de Qualidade nacional, a Friboi de Mozarlândia (GO) se destacou por ter sido a maior etapa da história do evento, e a equipe de originação da unidade também conquistou a Medalha de Ouro de Melhor Compra de Boi. Na categoria Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens, o prêmio foi concedido a Edilson Antônio Piaia, enquanto na categoria Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados, Jan Agronegócios Ltda. levou a Medalha de Ouro. O Nelore OL conquistou a Medalha de Ouro na categoria Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, seguido pela Agropecuária Nelore Paranã com a Medalha de Prata e a Agropecuária Roncador com a Medalha de Bronze. Na categoria Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens, a Parm Agropecuária ficou com a Medalha de Ouro. Já na disputa de Melhor Lote de Carcaças de Machos, Dalton Dias Heringer foi o grande vencedor, recebendo a Medalha de Ouro, enquanto a CFSO Agropecuária conquistou a Medalha de Prata e José Francisco Figueiredo Micheloni a Medalha de Bronze.
Os frigoríficos Frisa, Masterboi, Fribal e Friboi foram reconhecidos como Frigoríficos Parceiros por sua contribuição na cadeia produtiva do Nelore, garantindo qualidade e excelência no abate e na comercialização de carnes.
Circuito Nelore de Qualidade – Paraguai 2024:
No Paraguai, o Minerva Foods foi reconhecido como o Frigorífico Parceiro. Na categoria Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, a Medalha de Ouro foi para a Agropecuária Industrial e Forestal Central del Paraguay, a Medalha de Prata ficou com Luis Fernando Soljancic Vargas, e a Medalha de Bronze foi para a Agroganadera Aguaray S/A. Já nas Carcaças de Machos, a Medalha de Ouro foi para a Agrícola Ganadera San Marcos S.R.L., a Medalha de Prata foi para a Ganadera Forestal Santa Catalina S/A, e a Medalha de Bronze foi para a Agropecuária Industrial e Forestal Central del Paraguay.
Circuito Nelore de Qualidade – Bolívia 2024:
A Fridosa Alimentos foi reconhecida como Frigorífico Parceiro. Na categoria Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Confinamento, a Haciendas Ganaderas Chiquitanas S/A conquistou a Medalha de Ouro. Na categoria de Melhor Ganaderia de Machos Terminados em Confinamento, a Agropecuária Mônica foi premiada com a Medalha de Ouro. Além disso, na categoria Melhor Ganaderia de Fêmeas Terminadas em Confinamento, a Cabaña Moxos levou a Medalha de Ouro, enquanto na categoria Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Confinamento, André Saavedra Aponte conquistou a Medalha de Ouro, Alejandro Ribera Guardia ficou com a Medalha de Prata e a Agropecuária Mônica recebeu a Medalha de Bronze.
Gilberto Chaves Justiniano, da Cabaña Marisol, recebeu a Medalha de Ouro nas categorias Melhor Lote de Carcaças e Melhor Ganaderia de Fêmeas Terminadas a Pasto, e ainda Melhor Ganaderia de Machos Terminados a Pasto. Alberto Asato foi premiado com a Medalha de Ouro com seu Melhor Lote de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados a Pasto.
Circuito Nelore de Qualidade – América do Sul 2024:
Na categoria Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas da América do Sul, a Medalha de Ouro foi para o Nelore OL, a Medalha de Prata foi para Luis Fernando Soljancic Vargas e a Medalha de Bronze ficou com a Agropecuária Industrial e Forestal Central Del Paraguay S/A. Já na categoria Melhor Lote de Carcaças de Machos da América do Sul, a Medalha de Ouro foi para Dalton Dias Heringer, a Medalha de Prata foi para CFSO Agropecuária e Serviços, e a Medalha de Bronze, foi para a Agrícola Ganadera San Marcos S.R.L.
Ranking Nacional Bolívia 2023/2024 Nelore:
No Ranking Nacional Bolívia, Osvaldo Monastério Rek, foi premiado como Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore.
Ranking Nacional Bolívia 2023/2024 Nelore Mocho:
Osvaldo Monastério Rek recebeu o prêmio como Melhor Criador e Melhor Expositor do Nelore Mocho.
Ranking Regional Nelore 2023/2024 – Brasil:
Entre as principais premiações, Henrique e Juliano Produções e Eventos foram reconhecidos com a medalha de ouro de Melhor Expositor Nelore de Goiás, enquanto Bruno Abreu Leão recebeu a medalha de ouro de Melhor Criador Nelore de Goiás. A Agropecuária Xuab brilhou com a medalha de ouro como Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore do Rio de Janeiro, e o Espólio João Dinarte Patriota foi destaque no Nelore do Nordeste com a medalha de ouro de Melhor Criador e Melhor Expositor da região. Em Minas Gerais, Paulo de Castro Marques foi eleito Melhor Expositor Nelore, recebendo medalha de ouro, enquanto a Rima Agropecuária conquistou o ouro como Melhor Criador Nelore.
Em São Paulo, José Ricardo Benato foi premiado com medalha de ouro como Melhor Expositor Nelore, e César Tomé Garetti levou a medalha de ouro como Melhor Criador Nelore. No Paraná, Fernando Nery de Barros Rodrigues foi reconhecido como Melhor Expositor Nelore, recebendo medalha de ouro, e Nelore Serilon conquistou o título de Melhor Criador Nelore com a mesma honraria. Já no Norte do Brasil, Ibaneis Rocha Barros Júnior se destacou como Melhor Expositor Nelore, enquanto a Igarapé Agropecuária Ltda. foi reconhecida como Melhor Criador Nelore, ambas com medalha de ouro. No Espírito Santo, Dalton Dias Heringer brilhou ao levar as medalhas de ouro como Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore.
Ranking Regional Nelore Mocho 2023/2024 – Brasil:
No Nelore Mocho de Goiás, Sandoval Bailão Fonseca Filho conquistou as medalhas de ouro como Melhor Criador e Melhor Expositor, enquanto Udelson Nunes Franco também foi premiado com as medalhas de ouro nessas mesmas categorias no Nelore Mocho em Minas Gerais.
No Mato Grosso do Sul, a Z Holding Participações S/A se destacou ao receber as medalhas de ouro de Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore Mocho. No Espírito Santo, Dalton Dias Heringer ficou também com as medalhas de ouro como Melhor Criador e Melhor Expositor no Nelore Mocho. Já Dalila Cleopath C.B.M. Toledo foi premiada com as medalhas de ouro nas categorias de Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore Mocho no estado de São Paulo.
Ranking Regional Nelore Pelagens 2023/2024 – Brasil:
Eurico Velasco de Azevedo Neto recebeu a medalha de ouro como Melhor Criador e Melhor Expositor do Nelore Pelagens em Goiás. Em Minas Gerais, Otaniel José Pereira se destacou ao conquistar o ouro como Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore Pelagens.
No Mato Grosso do Sul, Geraldo de Souza Carvalho Júnior brilhou ao vencer na categoria ouro de Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore Pelagens.
Copa Inter-Regional – Copa do Atlântico 2023/2024
Na Copa do Atlântico, criada com o objetivo de promover a integração entre criadores, expositores e animais da raça Nelore nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, os principais destaques foram: Dalton Dias Heringer, que conquistou a medalha de ouro como Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore. A Medalha de Prata foi para Agropecuária Xuab, que também se destacou com a premiação de Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore. Já a Medalha de Bronze ficou com Jane Tavares Barcelos, como Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore da Copa do Atlântico.
Melhores Novos Criadores e Novos Expositores Nelore
Henrique e Juliano Produções e Eventos conquistaram a medalha de ouro como Melhor Novo Expositor Nelore, enquanto José Ricardo Benato foi premiado com o ouro na categoria de Melhor Novo Criador Nelore. As medalhas de prata foram distribuídas da seguinte forma: Marcelo Perboni Filho recebeu o prêmio de Melhor Novo Expositor Nelore, e a Cabaña Sausalito se destacou como Melhor Novo Criador Nelore. Na categoria bronze, José Afonso de Siqueira foi reconhecido como Melhor Novo Criador Nelore, e José Ricardo Benato também foi premiado como Melhor Novo Expositor Nelore.
Melhores Novos Criadores e Novos Expositores Nelore Mocho
As medalhas de ouro no Nelore Mocho foram conquistadas por Sandoval Bailão Fonseca Filho, nas categorias de Melhor Novo Expositor e Melhor Novo Criador Nelore Mocho. A medalha de prata como Melhor Novo Criador Nelore Mocho e a medalha de bronze como Melhor Novo Expositor Nelore Mocho, ficaram com a Agropecuária V2 Flamboyant LTDA.. Eny Miranda Heringer ficou com a medalha de prata como Melhor Novo Expositor Nelore Mocho.
Melhor Expositor, Melhor Criador e Supremo Campeão Nelore Pelagens
Na competição de Nelore Pelagens, Otaniel José Pereira foi o grande vencedor, conquistando a medalha de ouro como Campeão Supremo, Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore Pelagens. Geraldo de Souza Carvalho Filho recebeu a Medalha de Prata como Melhor Criador, Melhor Expositor e Melhor Supremo Nelore Pelagens. Angelo Mário de Souza Prata Tibery recebeu a medalha de bronze nas categorias de Melhor Criador, Melhor Expositor e Melhor Supremo Nelore Pelagens.
Melhor Expositor, Melhor Criador e Supremo Campeão Nelore Mocho
Dalton Dias Heringer foi o grande destaque do Nelore Mocho 2023/2024, conquistando a Medalha de Ouro como Melhor Expositor e a Medalha de Ouro como Campeão Supremo Nelore Mocho. Já Z. Holding Participações S/A foi premiada com a Medalha de Ouro como Melhor Criador Nelore Mocho. Dalton Dias Heringer foi premiado com a Medalha de Prata como Melhor Criador, e Z Holding Participações S/A foi premiada com a prata nas categorias de Melhor Expositor e Melhor Supremo Nelore Mocho. Por fim, Sandoval Bailão Fonseca Filho ficou com o bronze nas categorias de Melhor Criador, Melhor Expositor e Melhor Supremo Nelore Mocho.
Melhor Criador, Melhor Expositor e Supremo Campeão Nelore
A Rima Agropecuária foi premiada com a Medalha de Ouro como Melhor Criador Nelore, com a Medalha de Ouro como Campeão Supremo Nelore e medalha de prata como Melhor Expositor Nelore. Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril, foi reconhecido com a Medalha de Ouro como Melhor Expositor Nelore e com a Medalha de Prata como Melhor Supremo Nelore. Henrique e Juliano Produções e Eventos também se destacaram, conquistando a Medalha de Prata como Melhor Criador Nelore, e bronze nas categorias de Melhor Expositor e Melhor Supremo Nelore. Bruno Abreu Leão conquistou o bronze como Melhor Criador Nelore.
Além dessas premiações, foram reconhecidos os melhores animais, matrizes e reprodutores nas categorias Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens. Ao todo, 60 animais foram agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze, evidenciando a qualidade e a excelência genética de suas criações.
LIVRO – Durante a Nelore Fest deste ano, a ACNB lançou livro em comemoração aos seus 70 anos, um marco que celebra a trajetória da associação e suas contribuições para o desenvolvimento da raça Nelore e da pecuária brasileira. A obra, produzida pela Texto Comunicação, reúne histórias, depoimentos e imagens que destacam os avanços na genética Nelore e o papel da entidade na consolidação do Brasil como referência na produção de carne de qualidade. A versão digital da obra está disponível em:ACNB, 70 anos a serviço da raça Nelore.
ACNB – A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Fonte: Texto Comunicação Corporativa
Anúncio
Anúncio