Rede de Agricultura de Precisão lança livro focado em pesquisas na era digital
Sob a perspectiva de Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, o mais recente livro da Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa e instituições parceiras marca um divisor de águas para o setor. “Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era Digital” traz resultados inéditos sobre o uso de tecnologias de precisão e digital na pecuária e em sistemas integrados, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Lançado em Ribeirão Preto (SP), durante o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital (ConBAP), o livro destaca a interseção entre inovação tecnológica e sustentabilidade na agropecuária.
Promovido pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital (AsBraAP), o ConBAP, em sua 10ª edição, explora tecnologias que alavancam uma agricultura de alta performance e sustentável. O livro, que conclui a trilogia iniciada pela Rede AP, reúne 15 anos de pesquisas realizadas em diversos biomas e nas principais cadeias produtivas do Brasil. Com 600 páginas e 90 capítulos, é uma ferramenta abrangente destinada a estudantes, produtores, pesquisadores e prestadores de serviços, e está disponível gratuitamente online.
Anúncio
TECNOLOGIA – Organizado em cinco seções – culturas anuais, perenes, pecuária, sistemas integrados e tecnologias – o livro reúne contribuições de cerca de 300 autores de 20 instituições nacionais e internacionais. De acordo com Luís Henrique Bassoi, pesquisador da Embrapa Instrumentação e membro do comitê editorial, a obra reflete avanços significativos no uso de tecnologias digitais e de precisão. Os estudos abordam desde experimentos em culturas como soja, trigo e algodão até tecnologias emergentes com potencial disruptivo, como drones e automação.
Anúncio
O comitê editorial conta ainda com especialistas renomados da Embrapa, como Carlos Manoel Pedro Vaz e João Leonardo Fernandes Pires, que destacam o impacto das pesquisas no aumento da produtividade agrícola, na gestão sustentável de propriedades e na adoção de práticas mais assertivas no campo.
LEGADO – Os três livros da trilogia simbolizam uma década e meia de esforço colaborativo. Desde 2009, a Rede AP reúne universidades, empresas privadas e institutos de pesquisa para disseminar a agricultura de precisão no Brasil. Essa abordagem transformou a visão dos produtores sobre o manejo de suas propriedades, permitindo o uso eficiente de insumos, redução de custos e minimização de impactos ambientais.
Resultados expressivos, como os obtidos em fazendas do Mato Grosso e Paraná, evidenciam o impacto da tecnologia. A aplicação de taxas variáveis de semeadura, por exemplo, aumentou a produtividade em até 8% no milho e 3% no algodão. Para José Manoel Marconcini, chefe-geral da Embrapa Instrumentação, o livro é um marco não apenas para o setor, mas também para os 40 anos da Embrapa Instrumentação, comemorados em dezembro. A obra reflete o compromisso com a evolução do agronegócio nacional por meio de tecnologias avançadas, garantindo o protagonismo da agricultura brasileira no cenário global.
Fonte: Embrapa Instrumentação
Anúncio
Anúncio