Cooperativa incentiva a participação de jovens

Foto: Divulgação Coocafé

Coop reúne jovens mineiros e capixabas em Encontro de Jovens Cooperativistas

Jovens que carregam a tradição rural de suas famílias agora têm um novo incentivo para fortalecer a presença no cooperativismo agropecuário regional. Filhos, netos e sobrinhos de cafeicultores e pecuaristas, vindos de lares cooperados da Coocafé, integram o movimento de sucessão familiar que visa garantir a continuidade dos negócios rurais com inovação. A proposta é que esses novos líderes adotem tecnologias de ponta e estratégias de gestão modernas, capazes de impulsionar a produtividade e fortalecer os laços familiares no campo.

Anúncio

No final de outubro, mais de 50 jovens de cidades mineiras e capixabas da área de atuação da cooperativa se reuniram em Lajinha para o Encontro de Jovens Cooperativistas. Em parceria com o Sistema Ocemg, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha, a Coocafé organizou um dia de atividades, que incluiu palestras, rodas de conversa e mentorias no auditório da Central Coocafé. “Queremos destacar o papel essencial dos jovens no fortalecimento do cooperativismo agropecuário. Reunimos uma nova geração para fomentar o trabalho colaborativo entre gerações que compartilham a gestão das propriedades e também reforçamos a consciência sobre sustentabilidade no campo. O encontro foi uma experiência rica para preparar nossos jovens a liderarem o futuro do setor com visão e responsabilidade”, enfatizou Cleberson Santos, analista de desenvolvimento cooperativista da Coocafé.

Anúncio

Um Comitê de Jovens Cooperativistas está sendo formado para aproximar esses jovens e suas famílias da cooperativa, apoiando os planos de trabalho nas propriedades e promovendo um ciclo sustentável de desenvolvimento. O comitê será um espaço de encontro e um canal de diálogo, alinhando as expectativas e necessidades da juventude cooperativista nas regiões das Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo. Jovens estão sendo selecionados e convidados para participar do comitê, que começará suas atividades em 2025.

Fonte: Coocafé

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Agrinho 2024 teve recorde em participação de projetos e público

O Agrinho 2024 não foi apenas mais uma edição do programa; foi uma ...

Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul

O Ministério da Agricultura e Pecuária reitera a qualidade e compromisso da agropecuária ...

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

Foto: Ricardo Stuckert/PR Durante o encontro bilateral entre os presidentes Luiz Inácio Lula ...

Espírito Santo revoga Estado de Alerta sobre situação hídrica

Foto: Divulgação / Cesan Após meses de alerta, a Agerh acaba de anunciar ...

Brasil prevê recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas

Na ocasião, foi apresentado o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas O ...