Cooabriel envia café conilon para o mercado indiano
Um acordo inédito para a Cooabriel possibilitou o envio de 21 contêineres de café ao sul da Ásia. As remessas, iniciadas em julho, seguem de forma fracionada, com novos embarques previstos.
Esse mercado, tradicionalmente marcado pela preferência por chás, abre-se agora ao café, impulsionado pelo crescimento do consumo na Índia, que reflete mudanças culturais e socioeconômicas. “Estamos vendo o aumento do consumo de café em regiões onde outras bebidas predominavam, como Japão, China e Índia”, observa Renata Vaz, gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel.
Anúncio
Esse avanço ocorre em meio a uma reorganização do mercado internacional, afetado por mudanças climáticas e desafios logísticos nas principais origens produtoras, o que eleva o volume de exportações brasileiras. “O café brasileiro tem encontrado oportunidades em mercados ainda pouco explorados ou com baixa presença”, explica Vaz.
Anúncio
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, destaca o crescimento do conilon capixaba. “A qualidade aprimorada, junto aos processos produtivos cada vez mais sustentáveis, tornam a variedade atrativa ao mercado global, evidenciando um momento promissor para o conilon”, comenta Bastianello.
Apesar do cenário favorável, a logística de embarque nos portos brasileiros exige atenção para que esses mercados sejam mantidos. “A eficiência logística é essencial para garantir a regularidade das entregas e a competitividade em relação a outros países produtores”, finaliza Vaz.
Mesmo com desafios logísticos, as exportações de café seguem batendo recordes. Dados do Cecafé indicam que, de janeiro a setembro de 2024, as exportações de cafés canéforas (conilon e robusta) ultrapassaram 7 milhões de sacas, um crescimento expressivo de 170,4% em relação a 2023.
Fonte: LR Comunicação
Anúncio
Anúncio