Fruticultores de Venda Nova do Imigrante recebem mudas de maracujá
Durante a Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu a distribuição de mudas de maracujá-doce. A iniciativa faz parte do projeto Inovafruti, voltado à inovação dos arranjos produtivos frutícolas no Espírito Santo, que busca avaliar e disseminar novas variedades de maracujá pelo Estado.
A variedade distribuída, BRS Mel do Cerrado (BRS MC/Embrapa), foi selecionada pelos bons resultados apresentados em estudos na região, promovendo maior adaptação e produtividade. Esses resultados já demonstram o sucesso do programa Inovafruti na região serrana. O projeto busca apoiar fruticultores, principalmente, os que possuem mais conhecimento técnico ou cultivam em estufas, além de ser uma excelente opção para a agricultura familiar.
Anúncio
MARACUJÁ NO ES – Em 2023, o Espírito Santo registrou uma área de colheita de 565 hectares e produção de 12.597 toneladas de maracujá, com destaque para Sooretama, que liderou com 100 toneladas. A produção se divide em dois polos: o norte, com municípios como Jaguaré, Sooretama, Linhares e Aracruz; e o sul, que inclui cidades como Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy e Muqui, com potencial de expansão.
Anúncio
INOVAFRUTI – O projeto Inovafruti é resultado da parceria entre a Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar), a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria da Agricultura e o Incaper, reunindo esforços para fortalecer a inovação e o desenvolvimento da fruticultura no Estado.
Fonte: Incaper
Anúncio
Anúncio