Cativeiro ilegal de animais silvestres no norte do Estado é alvo de operação do Iema e da Polícia Ambiental
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em conjunto com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPAmb), realizou uma operação de fiscalização nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus, na última terça-feira (15) e quarta-feira (16). Coordenada pela equipe da Coordenação de Fauna (CFAU), vinculada à Gerência de Recursos Naturais (GRN), a ação foi direcionada para apurar denúncias de cativeiros ilegais de fauna silvestre.
Durante a operação, 11 locais foram inspecionados, resultando na apreensão de nove aves silvestres que estavam em cativeiro sem a documentação necessária. Além disso, duas aves exóticas, comercializadas sem a devida autorização do Iema, também foram recolhidas.
Anúncio
“A operação dá início a uma intensificação das ações de fiscalização, motivada pelo aumento das denúncias sobre captura e comércio ilegal de animais silvestres no Estado. O Iema reforça que essas operações serão cada vez mais frequentes, visando combater esses crimes e conscientizar a população”, afirmou o coordenador de Fauna do Iema, Cosme Carvalho.
Anúncio
Além das apreensões, os agentes orientaram os moradores sobre como regularizar a posse de aves silvestres ou exóticas, cumprindo todos os requisitos legais. O Iema destaca o papel fundamental da população na proteção da fauna do Espírito Santo e lembra que todas as denúncias de crimes ambientais são tratadas de forma confidencial.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou digitalmente, através do site oficial, utilizando o link de acesso rápido para denúncias. O acompanhamento das denúncias também pode ser feito pelo mesmo canal.
Para outros tipos de denúncias, o público deve utilizar a ferramenta de Ouvidoria disponível na aba Contato do site.
Fonte: Iema
Anúncio
Anúncio