Primeiros cursos de análise de café no Brasil seguem padrão do ‘Coffee Value Assessment’
Uma parceria entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Specialty Coffee Association (SCA) trouxe ao Brasil os primeiros cursos de formação Coffee Value Assessment (CVA), realizados entre 10 e 13 de setembro no LuccaLab, em Curitiba (PR).
O CVA é o novo protocolo de avaliação de cafés, lançado pela SCA em 2023. Além de analisar a qualidade do sabor, como nos métodos anteriores, o CVA também considera atributos extrínsecos, como práticas sustentáveis e preferências de consumidores e importadores. Segundo Luiz Roberto Saldanha, conselheiro da BSCA e da SCA, o sistema se diferencia ao separar a avaliação descritiva da afetiva, permitindo maior precisão.
Anúncio
O método também introduz uma escala para medir a doçura no café, algo essencial para o Brasil, onde esse atributo é valorizado. Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, explica que o CVA veio para substituir o tradicional protocolo de cupping, trazendo uma abordagem mais inclusiva e flexível, levando em consideração as preferências do consumidor final e diferentes métodos de preparo.
Anúncio
Fonte: BSCA
Anúncio
Anúncio