Plataforma digital vai certificar sustentabilidade dos produtos agrícolas do ES
O Espírito Santo está avançando na adaptação às exigências dos mercados internacionais no que diz respeito às questões ambientais e ecológicas dos produtos agrícolas. O Governo do Estado está implementando um sistema de monitoramento das áreas de cultivo de café, cacau e florestas plantadas para garantir que não haja origem em regiões recentemente desmatadas.
A tecnologia a ser utilizada combina imagens de satélite, drones e inteligência artificial para mapear essas áreas com alta precisão, complementada por etapas de validação em nível de propriedade. A Secretaria da Agricultura (Seag) será responsável pela implementação da plataforma Selo Verde-ES, que certificará a sustentabilidade das propriedades capixabas e sua conformidade com as normas da União Europeia, que proíbem a importação de produtos oriundos de áreas desmatadas após 31 de dezembro de 2020. O projeto conta com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Incaper, Fapes e o Centro de Inteligência Territorial da UFMG.
Anúncio
O projeto, que conta com investimento de R$ 2,79 milhões, inclui o desenvolvimento da plataforma on-line e o mapeamento das áreas de café, cacau e silvicultura, contribuindo para o cumprimento das normas internacionais de sustentabilidade.
Anúncio
Fonte: Seag/ES
Anúncio
Anúncio