Cup of Excellence classifica 142 amostras para Fase Nacional com capixabas na disputa
Criado no Brasil por brasileiros, o Cup of Excellence (CoE) 2024 comemora 25 anos, e nesta edição recebeu 612 amostras de cafés especiais provenientes de 19 regiões produtoras do país. Após a pré-seleção realizada no fim de semana, 142 lotes de 14 diferentes regiões cafeeiras avançaram para a Fase Nacional. O concurso é organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), como parte do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, em parceria com a ApexBrasil e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Entre as regiões que seguem na disputa estão Alta Mogiana, Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas e Montanhas do Espírito Santo. Um dos destaques do concurso, segundo Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, é a descoberta de novos perfis sensoriais, regiões e produtores. Além de oferecer valores expressivos aos vencedores nos leilões, o CoE também tem um papel fundamental no incentivo à sustentabilidade e à inovação no cultivo de café. O concurso, desde a sua criação, ajudou a projetar internacionalmente o café brasileiro, trazendo visibilidade para mais de 30 regiões produtoras.
Anúncio
Neste ano, o CoE recebeu 213 amostras de cafés produzidos por mulheres, reforçando a presença feminina na cadeia produtiva. A próxima etapa acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, quando os lotes classificados na pré-seleção serão reavaliados. Aqueles que alcançarem a pontuação necessária avançarão para a Fase Internacional, que acontecerá em Franca (SP). Os 30 vencedores serão anunciados no dia 2 de novembro e disputarão um leilão global, onde os melhores cafés brasileiros da safra de 2024 serão vendidos a preços acima do mercado.
Anúncio
CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS SELECIONADOS
Fonte: BSCA
Anúncio
Anúncio