Décima etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Colíder (MT) avaliou 520 animais
Colíder (MT) foi sede da décima etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade no dia 27 de agosto. A etapa, que foi a 8ª no Brasil neste ano, ocorreu nas instalações da Friboi e contou com a avaliação de 520 animais de seis pecuaristas. A Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) colaborou com a coordenação do evento. Com o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, o Circuito faz parte da 26ª edição do maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo.
Dos 520 animais, foram avaliados 306 machos não castrados e 214 fêmeas, todos terminados em confinamento. Os machos e fêmeas jovens, com boa cobertura de gordura na carcaça, foram os destaques do evento.
Anúncio
Entre os machos avaliados, 65% apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, com cerca de 2 anos de idade. 63% dos animais tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio foi de 22 arrobas. Já entre as fêmeas, 88% dos animais tinham até 2 dentes incisivos permanentes, e 48% dos animais com dentição de leite completa, indicando menos de 2 anos de idade. 89% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme. Peso médio de 15 arrobas.
Anúncio
CARCAÇAS DE MACHOS – O prêmio de Melhor Lote de Carcaças de Machos, com a medalha de ouro, foi para Edras Soares, da Fazenda Teles Pires I (Nova Canaã do Norte/MT). A Medalha de Prata foi para Rodrigo Naves Aguiar, da Fazenda Belas Artes (Sinop/MT). Já a Medalha de Bronze ficou para José Adalberto Figueiredo Pirajá, da Fazenda Vale Formoso (Colíder/MT).
CARCAÇAS DE FÊMEAS –Vanessa Cristina Strapazzon, da Fazenda Rio Pequeno II (Marcelândia/MT) recebeu a Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas e também conquistou a Medalha de Ouro Branco pela qualidade e uniformidade de seus animais. Hélio Pereira de Morais Filho, da Fazenda Guimarães (Lucas do Rio Verde/MT) recebeu a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze foi para José Adalberto Figueiredo Pirajá, da Fazenda Vale Formoso (Colíder/MT).
CALENDÁRIO – As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
- 10/09 – Friboi de Nova Andradina (MS)
- 12/09 – Friboi de Pedra Preta (MT)
- 17/09 – Friboi de Lins (SP)
- 19/09 – Friboi de Iturama (MG)
- 23/09 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
- 24, 25 e 26/09 – Frisa de Nanuque (MG)
- 26/09 – Friboi de Alta Floresta (MT)
- 01/10 – Friboi de Ituiutaba (MG)
- 11/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
- 15 e 16/10 – Friboi de Diamantino (MT)
- 17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
- 22, 23 e 24/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
- 29/10 – Friboi de Andradina (SP)
- 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
- 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
- 07 e 08/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
- 12/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
- 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
- 19/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
- 20 e 21/11 – Friboi de Mozarlândia (GO)
- 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
- 28/11 – Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II
CIRCUITO – Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
ACNB – A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Fonte: Texto Comunicação Corporativa
Anúncio
Anúncio