Sicoob é destaque na maior feira de turismo rural do Espírito Santo
Julio Huber
Terminou ontem (08), em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo, a 4ª edição da RuralturES – Feira Estadual do Turismo Rural. Além de uma programação durante quatro dias, que contou com aulas-shows gastronômicas, oficinas e cursos voltados ao café, atrações culturais e musicais, também foi lançado oficialmente o Polo de Turismo de Experiência do Sebrae, com inauguração da Casa Nostra do Museu do Imigrante.
Anúncio
Na feira, que contou com mais de 100 expositores, o estande do Sicoob foi um dos destaques. Um time de gerentes esteve presente durante os quatro dias. O diretor executivo do Sicoob Sul-Serrano, Giovane Bissoli, contou que além da presença institucional na marca, o importante é o envolvimento com a comunidade.
Anúncio
“Enxergamos na RuralturES uma oportunidade para incentivar os associados e não associados ao empreendedorismo e na busca por uma diversificação da fonte de renda. O turismo traz isso de uma forma significativa. E no Sicoob o cooperado é um dono, diferente de outros bancos. O lucro é dividido entre os cooperados anualmente”, destacou o gerente.
Ele contou ainda a ligação dos italianos de Venda Nova do Imigrante com o cooperativismo e o associativismo, que segundo Bissoli, está no sangue do italiano. “Isso é muito forte em Venda Nova e em todas as demais regiões que atuamos. Os italianos não ficam de braços cruzados e não esperam as coisas dos órgãos públicos. E o Sicoob nasceu como uma cooperativa de crédito rural, e foram os produtores rurais da região quem fizeram o Sicoob se transformar em toda essa pujança que ele é hoje”, afirmou Giovane. Giovane participou do Estúdio Sebrae, em entrevista concedida ao jornalista Bruno Faustino, que comandou o bate papo no podcast durante os quatro dias de feira.
A RuralturES foi realizada pelo Montanhas Capixabas Conventions & Visitors Bureau, Sebrae/ES e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, agradeceu ao apoio dos parceiros do evento. “Muito feliz pela realização da quarta edição da RuralturES, a maior feira de turismo rural do Brasil. E dessa vez, no distrito turístico de Pindobas. E que venha a RuralturES 2025”, adiantou ele.
A secretária executiva do Convention, Andreia Rosa, disse que o sentimento é de gratidão. “Enfrentamos o desafio de fazer a feira aqui em Pindobas e agradecemos a todos os expositores que contribuíram para a realização desta edição”, destacou Andreia Rosa.
CAFÉ – No espaço Experiência Cafés, organizado pelo Sebrae/ES, foi um ponto de encontro para os que apreciam um bom café e para produtores interessados em aprimorar técnicas que contribuem para a qualidade do grão.
Para os pequenos produtores, que são predominantes na região das montanhas capixabas, aprimorar a qualidade e agregar valor ao produto é fundamental para incrementar os resultados da atividade, segundo observou Karla Fernanda Cardoso, coordenadora da regional Serrana do Sebrae/ES.
Uma equipe do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do município e do Centro de Excelência de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), ligado ao Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), ofereceu aos produtores a experiência da torra do café. O produtor podoa levar até dois quilos do grão colhido em sua propriedade para fazer a torra no local, com orientação e análise técnica da equipe do Ifes e Cecafes, além de conhecer equipamentos utilizados no pós-colheita. O espaço Experiência Cafés conta com nove marcas em exposição.
Além dos cafés especiais, a RuralturES contou com diversos outros produtos em exposição, incluindo flores, artesanatos, biscoitos, embutidos de carne, cachaças e experiências diversas, como passeios de mulas, observação de aves, e a Casa Nostra, uma imersão nas tradições da cultura italiana.
Anúncio
Anúncio