CNA debate sobre Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados com especialistas

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou live para tratar do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados CNA 2024 – Explorando o Café Arábica, que será realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), de 20 a 22 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

As inscrições para a 3ª edição do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados estão abertas até o dia 1º de outubro.

Anúncio

A live foi moderada pelo diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, e contou com a participação da Consultora do Cupping e Negócios da CNA, Helga Andrade, e da analista de agronegócios no Sistema Faemg/Senar, Ana Carolina Gomes.

Anúncio

Helga explicou que o cupping é um método de avaliação sensorial que ajuda a identificar as qualidades e defeitos dos grãos, essencial para a comercialização e definição de preço dos cafés. Segundo a especialista, um café é considerado especial se atingir mais de 80 pontos na avaliação, embora essa pontuação nem sempre reflita o valor percebido pelo consumidor final quanto a outros atributos.

“Extrapolamos essa pontuação no Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados. Muitos cafés para além da qualidade sensorial, têm uma produção muito diferenciada com alto valor agregado, que agrada o consumidor final, como aqueles produzidos por mulheres, em regiões de indicações geográficas, a partir da agricultura familiar, em lavouras orgânicas, agricultura regenerativa e muitas outras particularidades”, destacou a especialista.

Para Maciel Silva, um dos objetivos do evento é encurtar a cadeia produtiva. “Queremos dar oportunidade para aquele produtor, independente do seu porte, independente do seu sistema de produção. Ajudamos a identificar os bons cafés e sua diferenciação no mercado consumidor, na formação de preço e na redução da cadeia de comercialização. Tudo isso para que o produtor consiga maior lucratividade”, disse.

CAFÉS DIFERENCIADOS – São considerados cafés diferenciados os frutos das espécies arábica e canéfora em grão beneficiado cru, colhidos durante a safra 2024/2025 e que possuam comprovados diferenciais de agregação de valor.

Ana Carolina falou da atuação da Faemg e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais com o atendimento a 4 mil cafeicultores do estado com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “Trabalhamos para incentivar produção de cafés de maior qualidade e inserir os produtores no mercado consumidor. Fazemos análise sensorial desses produtos que são acompanhados pelos nossos especialistas e classificação. A consagração desses cafés é realizada dentro da Semana Nacional do Café”, afirma Ana Carolina.

A Semana Internacional do Café, onde ocorrerá o Cupping, é a maior feira do setor na América Latina e a quinta maior do mundo, com um espaço dedicado à inovação, tendências de mercado e, sobretudo, de conexões de histórias e negócios.

O Cupping é uma iniciativa do Sistema CNA/Senar, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O projeto também tem como parceiros a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Sebrae, por meio do ‘Juntos pelo Agro’, e a empresa da especialista em cafés especiais Helga Andrade.

A inscrição para o Cupping é gratuita.

Fonte: CNA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Boletim Logístico da Conab aponta variações nos preços de frete e desafios para o escoamento de grãos

Foto: Freepik O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam ...

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...

Encontro reúne 250 jovens de cooperativas mirins de todo o Espírito Santo

Foto: Sicoob Cerca de 250 jovens de 8 a 17 anos de todo ...