Vinícolas de Santa Catarina participam do Connection Experience em Gramado

Foto: Divulgação

Texto: Janine Limas

Anúncio

Começou ontem (28) e segue até sábado (31), em Gramado (RS), o Connection Experience: Terroirs do Brasil, que conta com a presença de 51 das 114 Indicações Geográficas (IGs) do Brasil. Seis vinícolas dos Vales da Uva Goethe, associadas à Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (Progoethe), de Santa Catarina, participam do evento.

Anúncio

Durante os quatro dias de exposição, será possível conhecer e degustar o vinho único, típico e raro na icônica Rua Coberta, que se transformará na Alameda Terroir, no coração de Gramado, na Serra Gaúcha.

Guilherme Quarezemin, presidente da Progoethe, ressalta a importância da participação no evento. “Estar no Connection Experience é uma oportunidade única para promover e integrar as regiões produtoras, reforçando a importância da biodiversidade, sustentabilidade e turismo para a competitividade dos nossos produtos tipicamente brasileiros”, destaca. Ontem, o Sebrae/SC, junto do Sebrae/RS e PR, promoveu uma ação de promoção das IGs do Sul do país.

CONNECTION EXPERIENCE – A programação do Connection Experience acontece em diversos locais do centro de Gramado, incluindo painéis com especialistas nacionais e internacionais que discutirão temas como ESG, gestão de crise, turismo e gastronomia, sempre com foco na certificação de produtos. Além disso, o evento contará com a Arena Gastronômica, promovida em parceria com o Senac, onde nove chefs farão pratos exclusivos utilizando ingredientes de origem brasileira.

Os participantes terão também acesso a 11 atrações regionais, incluindo o Garden Park, Olivas de Gramado e Mini Mundo, por meio do Circuito Gastronômico. O evento, organizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do Sebrae, promoverá debates e painéis focados no desenvolvimento econômico, turístico e comercial de produtos brasileiros com certificação de Indicação Geográfica.

“Esta é uma grande oportunidade para discutir estratégias para impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico e comercial desses produtos genuinamente brasileiros. Além disso, serve de vitrine para destacar o que há de melhor em nosso estado”, afirma Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC.

Vales da Uva Goethe a primeira IG de Santa Catarina

Os Vales da Uva Goethe se destacam como a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina, conquistada em 2012, quando receberam a indicação de procedência pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A área geográfica dos vinhedos abrange as cidades de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara.

A variedade Goethe, cultivada nessas terras baixas do Sul catarinense, é especialmente adaptada às condições únicas da região, que combina as características das encostas da Serra Geral com o litoral sul. A Progoethe, fundada em 2005, desempenha um papel crucial na manutenção desse registro, promovendo a valorização e reconhecimento da Indicação Geográfica.

Connection Terroirs do Brasil 2024

  • Data: 28 a 31 de agosto
  • Local: Palácio dos Festivais, Rua Coberta e Praça Major Nicoletti, Gramado (RS)
  • Ingressos e programação: connectionexperience.com.br

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

Fotos: Julio Huber Máximo e Cacilda Lorenção participam do documentário que narra a ...

Boletim Logístico da Conab aponta variações nos preços de frete e desafios para o escoamento de grãos

Foto: Freepik O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam ...

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...