Feira ES+ Café terá três dias de palestras, degustações, shows e competições

Foto: Victória Dessaune/AcervoHubES

Começa amanhã, em Vitória, capital do Espírito Santo, a 2ª Feira ES+ Café, unindo criatividade, inovação e inclusão social. O evento promete um mergulho na cultura dos cafés especiais com formações para degustar, se profissionalizar e empreender no setor do café.

Anúncio

A programação vai até sábado (24), com oficinas, palestras, degustações, competições e aulas shows com baristas, além de feirinha de cafés especiais, atrações culturais e shows musicais que vão celebrar a cultura e o café capixaba com samba, jongo e diversos ritmos.

Anúncio

A programação é totalmente gratuita, com inscrições para algumas atividades através do link: bit.ly/feira-cafe-hubes. Mais informações e a programação completa no Instagram do Hub ES+, basta clicar aqui.

Com foco nos negócios sociais e criativos do café, esta edição terá três masterclasses com profissionais de referência nacional. Um dos destaques é a Masterclass “Café com propósito: o impacto social do Projeto Ubuntu”, que será conduzida por Ronaro Soares, na sexta-feira (23), às 15h.

Barista e empreendedor social reconhecido pela Forbes Under 30, Ronaro compartilhará a trajetória do projeto idealizado por ele, que oferece formação técnica e gratuita no universo do café para jovens de periferias, promovendo transformação social, mais acesso e oportunidades no setor. O empreendedorismo no café também será esmiuçado por Ronaro na Masterclass “A progressão de carreira do Barista”, no sábado (24), às 16h.

Já a comunicação e promoção de negócios do café serão exploradas na Masterclass “Como divulgar sua marca de café”, na sexta-feira (23), às 18h, com Felipe Gama, Carlos Dalcomo e Chico Ribeiro, sócios da Agência de Publicidade Balaio Design, especializada em design e comunicação para o setor dos cafés.

OFICINAS – Para enriquecer o conhecimento do café e aguçar os sentidos, a programação traz formações como a Oficina Maker “Introdução à Degustação de Café (cupping)”, com Douglas Gonzaga, coordenador do Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes/Incaper), que vai proporcionar uma imersão sensorial para explorar e avaliar cafés especiais.

Voltada para quem deseja empreender no café, a Oficina “Os Diferentes Modelos de Cafeteria” vai apresentar diversos modelos de negócios em cafeterias, conduzida por Paula Dulgheroff, barista, mestre de torras e fundadora da Empresa Mundo Café. Além disso, a Oficina “As Diferentes Curvas da Torra do Café”, também apresentada por Paula e em parceria com o Sebrae-ES, vai abordar a torra do café e seus impactos nos perfis de sabor dos cafés, com sessões de cupping para degustação.

SUSTENTABILIDADE –  O evento também conta com painéis que abordam temas cruciais para o futuro da cafeicultura. No painel de abertura, “Futuro sustentável na cafeicultura”, especialistas discutirão práticas e inovações que estão transformando o setor, com foco em técnicas ecológicas e modelos de negócios que combinam responsabilidade social e qualidade.

No segundo painel, “A importância das indicações geográficas para as culturas de café e cacau”, serão apresentadas as vantagens das IGs na promoção de qualidade, autenticidade e desenvolvimento econômico sustentável, com relatos de gestores de IGs do Espírito Santo.

COMPETIÇÕES – A 2ª Feira ES+ Café também será palco de atividades criativas e competitivas. A “Maratona Criativa: Design de Embalagens de Café” desafiará estudantes de Design a desenvolverem embalagens para marcas cafés especiais capixabas. Além disso, a 6ª etapa do Campeonato Estadual de Baristas – Latte Art (TNT) promete movimentar o evento, onde baristas competirão para criar os melhores desenhos em café com leite vaporizado.

SHOWS – Shows musicais e atrações culturais vão agitar a Praça Costa Pereira, nas noites de sexta e sábado da 2ª Feira ES+ Café, com área de foodtrucks em frente ao Hub ES+.

Na sexta-feira, a partir das 17h, a programação cultural abrirá com a banda Gastação Infinita, trazendo seu show enérgico e descontraído que vêm se destacando na cena musical capixaba. Em seguida, Sol Pessoa e Banda vão brilhar no palco com muito samba, trazendo as raízes do samba carioca com a artista Sol Pessoa, que veio do Rio de Janeiro e fincou seu ritmo pulsante em solo capixaba, tendo passado pelas escolas de samba Tradição Serrana e Jucutuquara.

A noite do sábado, a partir das 17h, promete uma rica celebração da cultura local e um encerramento mais que memorável para a feira, começando com a apresentação do Jongo de São Benedito do município de Alfredo Chaves. Com suas danças de rodas e tambores, o grupo mantém há mais de 100 anos a tradição dos seus antepassados, carregando a identidade e musicalidade do ritmo de origem africana.

Em seguida, Festa das Ciatas traz ao palco sua celebração viva da rica tradição do samba, que homenageia as grandes tias baianas, fundamentais na consolidação desse gênero musical no Brasil, trazendo a essência e a alegria das rodas de samba. E para completar a noite, o Samba do Nill vai encantar e alegrar a plateia com seu passeio pelas raízes e clássicos como Cartola, Zé Keti, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, além de alguns sucessos do pagode 90 e do samba rock.

A 2ª Feira ES+ Café é promovida pelo Hub ES+ conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do CEET Vasco Coutinho, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), do Papo de Barista, Terrafé Cafés Especiais, Espaço do Barista, do aplicativo Vibes e da Associação de Ceramistas do Espírito Santo (Cerames).

Fonte: Rose Frizzera

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

Fotos: Julio Huber Máximo e Cacilda Lorenção participam do documentário que narra a ...

Boletim Logístico da Conab aponta variações nos preços de frete e desafios para o escoamento de grãos

Foto: Freepik O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam ...

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...