Estudo procura ferramentas para ajudar cafeicultores do ES no combate à ferrugem

Foto: Acervo da Pesquisa

Uma pesquisa da Ufes está criando um sistema para prever a ferrugem do cafeeiro conilon nas principais áreas produtoras do estado. Essa doença pode reduzir a produtividade do café em até 50%.

Anúncio

Iniciado em 2021 pelo professor Willian Moraes, do Departamento de Agronomia, o projeto é financiado pela Fapes e pelo CNPq. A ferrugem é causada pelo fungo Hemileia vastatrix e se desenvolve sem luz, com água nas folhas e temperaturas de 21º a 23°C. Os primeiros sinais são manchas brancas ou amareladas, seguidas de pústulas amarelo-alaranjadas e, em casos graves, necrose das folhas.

Anúncio

O professor Moraes aponta que a doença geralmente começa em dezembro/janeiro, piora de março a maio e atinge o pico em junho e julho, dependendo da altitude. Após a colheita, a doença diminui devido às temperaturas mais frias e à queda de folhas.

O objetivo da pesquisa é fornecer aos produtores uma ferramenta para melhorar a tomada de decisões com base nas condições ambientais, aumentando a precisão para 70% e evitando aplicações desnecessárias que elevem os custos.

O diferencial do projeto está na adaptação do modelo às condições específicas do café conilon no Espírito Santo, ao contrário dos modelos existentes, que não consideram essas particularidades.

MONITORAMENTO – O projeto, ativo há quase três anos e com a participação de mais de 30 pessoas de vários países, agora conta com pesquisadores e bolsistas da Capes que monitoram mensalmente lavouras de café conilon em São Gabriel da Palha, Itarana e Jerônimo Monteiro.

O professor do Departamento de Agronomia destaca a importância do monitoramento, já que a doença do café é afetada pelas condições ambientais e requer estratégias específicas para cada local. Além disso, a pesquisa também analisa como as mudanças climáticas influenciam a ferrugem do cafeeiro.

Alterações climáticas, como mudanças nas chuvas e temperatura, afetam o zoneamento e a ocorrência da ferrugem, o que altera os períodos de manejo e decisões no campo.

Fonte: Ufes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Senar-ES lança capacitação para Produção de Derivados do Cacau

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) promoveu, entre os ...

Há mais de 20 anos, Espírito Santo eleva a qualidade do café

Foto: Julio Huber O Espírito Santo brilhou mais uma vez no principal concurso ...

Compradores brasileiros e internacionais arrematam cafés vencedores de concurso do Cerrado Mineiro

Foto: Divulgação Essa semana (25 e 26) foi realizado o segundo Leilão Virtual ...

Inmet será reestruturado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

Foto: Divulgação/Inmet Em alusão ao aniversário de 115 anos do Instituto Nacional de ...

Brasileiro conquista título nacional de barista com café das Matas de Minas

Profissional da Coffee Five, do Rio de Janeiro, teve o melhor desempenho no ...