Medalha Luiz Carlos de Oliveira é entregue a mulheres cooperativistas pela Ales

Fotos: Sistema OCB/ES

O mês de julho, em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, foi iniciado de forma especial. Na noite desta segunda-feira (1º), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), por meio da Comissão Permanente do Cooperativismo, promoveu a solenidade de entrega da Medalha Luiz Carlos de Oliveira a personalidades capixabas que contribuem para o fortalecimento do cooperativismo no estado. 

Anúncio

Veja o álbum de fotografias da cerimônia clicando aqui.

Anúncio

De forma inédita, a homenagem deste ano foi destinada exclusivamente a mulheres. A proposta, apresentada pelo deputado estadual Allan Ferreira, presidente da Comissão Permanente do Cooperativismo, teve o objetivo de valorizar o trabalho do público feminino que atua em prol desse modelo de negócio nas mais diferentes áreas. 

“Quando conheci mais a fundo os números do cooperativismo, pude ver a força das mulheres, que estão presentes nas mais diversas áreas e cargos. Falamos, com frequência, da necessidade de ampliar ainda mais a presença feminina nas cooperativas. Nada mais justo do que mostrar e valorizar mulheres que já estão fazendo a diferença e inspirar outras a também participarem desse modelo de negócio”, disse o deputado. 

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, destacou a relevância da entrega da homenagem. “Primeiro, esse ato mostra a relevância que esta casa dá ao cooperativismo e ao seu impacto na sociedade. E em segundo lugar, reconhece, valoriza e destaca a contribuição de diversas pessoas que dedicam sua vida, seu tempo e seu trabalho a fazer o cooperativismo crescer e se desenvolver aqui no estado”, pontuou a liderança. 

O momento foi prestigiado por diversas autoridades. Além do deputado estadual Allan e do diretor-executivo do Sistema OCB/ES Carlos André, compuseram a mesa de honra o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli; da secretária de Estado de Governo (SEG), Maria Emanuela Alves Pedroso; do ex-deputado federal Ted Conti; do diretor de Relações Institucionais da Ales, Giuliano Nader; da vereadora e integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) de Vila Velha, Patrícia Crizanto; e do secretário chefe da Casa Civil (SCV), Junior Abreu. 

ORGULHO – Durante a solenidade, o plenário Dirceu Cardoso ficou lotado de homenageados e seus familiares, que foram prestigiar o momento. Os sorrisos dividiram espaço com a emoção de receber a medalha. Mas apesar das diversas emoções, uma coisa era certa: receber a comenda que leva o nome do sr. Luiz Carlos de Oliveira era motivo de orgulho. 

Uma das homenageadas foi Natércia Vencioneck, gerente administrativa da Cafesul. Com 15 anos de atuação no cooperativismo e passagem em diferentes funções dentro da cooperativa, ela desenvolve um trabalho de fortalecimento da participação feminina em Muqui, onde a coop está situada. O trabalho gerou, inclusive, uma marca de café especial intitulada Póde Mulheres.

“O sentimento que tenho é de valorização e reconhecimento. Ao mesmo tempo, também vem um sentimento de responsabilidade ainda maior na continuidade dos trabalhos já iniciados e motivação para buscar novos desafios”, contou a profissional, que também destacou a importância de poder, agora, carregar a medalha no peito. 

“Receber uma medalha com o nome de uma pessoa que fez história nesse setor é uma grande honra e significa entender que estamos validando o trabalho que o sr. Luiz Carlos de Oliveira idealizou em sua bela jornada no cooperativismo. Esse significado fica ainda maior ele sendo pai do diretor Carlos André Santos de Oliveira, que é um grande líder”, completa.

A sensação foi dividida com a presidente da cooperativa de seringalistas da Heveacoop, Nádia Delarmelina, que também recebeu a honraria. Com uma história de 11 anos no cooperativismo, onde, além de cooperada, assumiu os cargos de conselheira fiscal, conselheira de administração e diretora secretária, ela também compartilhou a experiência de levar para casa a comenda. 

“Recebi com satisfação e honra a indicação do meu nome para receber essa importante menção e homenagem. Essa medalha representa o reconhecimento de todos nós, que abraçamos com determinação o cooperativismo e trabalhamos para seu crescimento e, em especial, para o fortalecimento de pequenos e médios produtores que dependem do sistema para comercializar sua produção”, disse a presidente. 

A superintendente do Sistema OCB nacional, Tania Zanella, também foi uma das cooperativistas agraciadas. Ela, que não pôde estar presente na cerimônia por questões de agenda, gravou um vídeo para agradecer a honra. “Esse prêmio não é apenas um reconhecimento pessoal, mas um reflexo do esforço coletivo de todos que acreditam no poder transformador do cooperativismo. Ele me motiva a continuar trabalhando com dedicação para fortalecer ainda mais o cooperativismo no Brasil”, disse. 

MEDALHA – A Medalha Luiz Carlos de Oliveira foi criada pela Resolução 5.287/2017 para agraciar personalidades nos âmbitos estadual, nacional e internacional com atuação de destaque no cooperativismo. O nome da medalha é, em si, uma homenagem a um capixaba que, desde o início de sua trajetória profissional, dedicou-se a fortalecer e a promover o movimento coop.

Luiz Carlos de Oliveira iniciou suas atividades como servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no setor que fiscalizava e autorizava o funcionamento das cooperativas no Espírito Santo. Também atuou como assessor no mandato de diversos presidentes da OCB/ES até que, na década de 1990, foi convidado para assumir o cargo de superintendente da instituição, função em que permaneceu até 2004.

O cooperativista acompanhou de perto uma das fases mais importantes de expansão e evolução do modelo de negócio que tanto inspira no Espírito Santo. A partir de 1960, viu o número de cooperativas e as demandas por assistências técnicas crescerem no estado. Anos depois, em 1972, testemunhou a criação da Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees), que mais tarde se tornaria a OCB/ES – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo.

A liderança cooperativista faleceu em outubro de 2022, aos 87 anos. A entrega da medalha que leva seu nome aconteceu um dia antes do seu aniversário, que é celebrado no dia 2 de julho. O seu filho e atual diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, destaca a história do seu pai e o orgulho de ver a medalha sendo entregue a mais pessoas.

“Seu Luiz, meu pai, foi um homem que me ensinou muito, inclusive a ser cooperativista. O seu trabalho gera frutos até hoje. Para nós, da sua família, é uma honra ter o dome dele nessa medalha. E ver que esse símbolo vai, ano a ano, para as mãos de cada vez mais pessoas é um acalento, porque mostra que o seu legado permanece”, disse. 

HOMENAGEADOS

Abaixo, confira a lista das 30 mulheres homenageadas na solenidade:

  1. Catarina Maria Vasquez Lopes Silva
  2. Ediene Maria Messias 
  3. Evani Maria Cassaro Martinelli 
  4. Dra. Fabíola de Freitas Moraes 
  5. Dra. Grazielle Silva Ferreira Grillo 
  6. Iraciane Rosa de Azevedo 
  7. Iriny Nicolau Corres Lopes 
  8. Janete Santos de Sá 
  9. Jaqueline Timm Domingos 
  10. Lenise Menezes Loureiro
  11. Lilian Flavia Ferreira Fardin 
  12. Luzia Ignez Gallina 
  13. Maria Carmélia Costa Lessa 
  14. Maria Emanuela Alves Pedroso 
  15. Maria Rosilene Favalessa 
  16. Michelle Sabaini Calmon Manzoli 
  17. Michelli Silva Vianna Schiavo
  18. Nádia Delarmelina 
  19. Natércia Bueno Vencioneck Rodrigues 
  20. Dra. Norma Suely Soares Louzada 
  21. Patrícia Crizanto da Silva 
  22. Paula Giacomin Cani
  23. Raquel Ferreira Mageste Lessa 
  24. Rosa Maria Caser Venturim 
  25. Samela Florindo Evangelista 
  26. Silvana Cherobini 
  27. Suely Kurth Dettmann Candeia 
  28. Suely Prates Zaggo 
  29. Tania Zanella 
  30. Thamilys Cordeiro Zambon 

Fonte: Sistema OCB/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

Fotos: Julio Huber Máximo e Cacilda Lorenção participam do documentário que narra a ...

Boletim Logístico da Conab aponta variações nos preços de frete e desafios para o escoamento de grãos

Foto: Freepik O mercado de fretes e a logística de escoamento se destacam ...

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Foto: Divulgação Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Exposição ...

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

Fotos: Nitro/Semana Internacional do Café Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de ...

Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Foto: Iac/Divulgação Pesquisadores científicos, docentes universitários, parlamentares, sindicatos, produtores rurais e diversas pessoas ...